Ramo de atividade: o que é e como prosperar no mercado?
Dentre uma série de fatores importantes que podem te auxiliar na hora de empreender, está o ramo de atividade. Mas você sabia que ele tem tudo para auxiliar o seu negócio?
Para que isso aconteça, é preciso uma análise cuidadosa. Pois além da afinidade com a área de atuação, é preciso conhecer o público-alvo do segmento, tendências e particularidades da área.
E claro, saber como formalizar um negócio com as classificações corretas para pagar o mínimo de impostos. Ficou interessado em saber como definir o ramo de atividade da empresa?
Então, acompanhe o nosso texto e tome a decisão certa para prosperar no mercado.
O que é ramo de atividade?
O ramo de atividade é a categoria econômica na qual a empresa se enquadra de acordo com sua área de atuação e modelo de negócio. Podemos dividir a economia em três grandes setores: indústria, serviços e comércio. Dessa forma, eles se subdividem em variados segmentos.
Por isso, na hora de abrir uma empresa, lembre-se da importância do ramo de atividade, pois, como você pode perceber, essa é uma decisão essencial. Vale a pena ressaltar que muitos empreendedores desenvolvem, inicialmente uma afinidade por uma determinada área, e só depois pensam em ter um negócio próprio.
Como definir o ramo de atividade em 5 passos
Caso esteja em dúvida sobre qual ramo de atividade gostaria de atuar, veja abaixo alguns passos que podem te ajudar a tomar a decisão certa:
1. Priorize a afinidade
Qual ramo de atividade você sente mais afinidade? Se perguntar sobre isso é importante para o seu processo de decisão. Preste atenção em qual segmento está relacionada a sua experiência e profissão atual. Ou então, tente associá-la a alguns de seus hobbies.
Muitas pessoas, por exemplo, na hora de abrir a sua empresa, vão para algo totalmente diferente, se comparado com aquilo que trabalham. Isso acontece porque esse empreendedor foi guiado por suas preferências pessoais.
Logo, é muito importante que você goste e se identifique com o ramo de atividade escolhido.
2. Leve o conhecimento em conta
Além das preferências pessoais, considere o conhecimento que você tem na área de atuação escolhida. Afinal, para unir a sua paixão com o ramo de atividade, faz-se necessário entender sobre o mercado e modelos de negócio.
Evidente que, aberto o seu negócio, você vai seguir estudando bastante sobre o segmento. Mas partir do zero pode não só ser um desafio, como também pode ser arriscado quando o assunto é empreendedorismo.
3. Estude o mercado
Em qualquer que seja o ramo de atividade faz-se necessário a análise de mercado. Portanto, dedique uma parte de seu tempo para estudo do seu público-alvo, concorrência, tendências e os fatores relevantes sobre o mercado-alvo.
Uma das técnicas que você pode utilizar para isso é a análise de SWOT. Escreva em um papel quais são os pontos fortes, as fraquezas, as ameaças e oportunidades do seu ambiente de negócios.
4. Pense no futuro
A área que você escolheu pode desaparecer em alguns anos? É importante pensar nessa pergunta, pois ela nos ajuda a entender a viabilidade do negócio. Logo, se ele tem futuro ou não.
Lembre-se que a transformação digital pode mudar os rumos do segmento, e que muitas empresas já foram extintas com as inovações e a disrupção do mercado.
5. Tome cuidado na escolha do CNAE
O momento de escolha dos códigos CNAE para formalizar o seu negócio merece atenção. Pois apenas uma decisão errada pode resultar no impedimento de aderir a determinados regimes tributários ou fazer com que sua empresa pague impostos indevidos, por exemplo.
Por isso, faz-se necessário contar com o apoio de um contador profissional para selecionar os códigos corretos e fazer um bom planejamento tributário.
Agora que você já sabe como definir seu ramo de atividade, saiba que esse já é um bom começo para então prosperar no mercado!
Se precisar de ajuda, conte com o serviço da MCA Assessoria Contábil. Te apoiaremos em todos os passos! Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em nos contatar através deste link.