fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

20 nov

Baixa na Taxa Selic: saiba como isso afeta sua empresa

Nos últimos meses a Taxa Selic vem tendo baixas consecutivas, chegando ao seu recorde de 5% ao ano desde sua criação em 1986. Considerado um dos atributos mais importantes para a economia brasileira, ela tem resultado direto em todas as demais taxas de juros do país, como, por exemplo, aplicações financeiras, financiamentos e empréstimos. 

A Taxa Selic reflete a situação econômica do país, por isso sua queda mostra a crescente evolução financeira brasileira depois de um tempo estagnada. Os cortes da Taxa servem para o aumento do consumo da população e o crescimento da circulação de dinheiro no Brasil.

 

Portanto, a baixa da Taxa Selic afeta também os resultados das empresas. Para saber como isso ocorre, a MCA Assessoria Contábil preparou esse texto. Vamos explicar quais os principais pontos através dos quais a queda do tributo pode afetar diretamente o seu negócio. Confira! 

 

O que é Taxa Selic?

Antes de falarmos sobre as consequências da queda da Taxa Selic para as empresas é necessário explicar do que se trata esse tributo. Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia, o indicador mais importante da economia brasileira.

É a Taxa Selic que define os valores da taxa básica de juros do país. É por meio dela que ocorre a venda e negociação do Tesouro Nacional. Sua alta ou queda são definidos pelo Copom (Comitê de Política Monetária), composto pelo Banco Central e outras instituições financeiras, que se reúne a cada 45 dias para discutir o tema.

 

Quais as consequências da baixa da Taxa Selic para sua empresa

 

1. Possibilidade de mais crédito

A Taxa Selic em queda significa empréstimos mais baratos, com isso as linhas de crédito são facilitadas, possibilitando uma maior oportunidade de investimento na empresa, seja para contratação de novos colaboradores ou novos equipamentos para produção, por exemplo. 

Com novas oportunidades de emprego, as empresas conseguem aquecer a economia do país, tendo como resultado mais lucro, crescimento no mercado e aumento da produtividade dos profissionais. 

 

2. Controle da inflação

O principal objetivo da baixa na Taxa Selic é garantir um melhor controle da inflação no país, já que, com os juros elevados, as empresas costumam tornar o seu produto mais caro, o que dificulta o aquecimento do mercado, pois a população acaba diminuindo o seu poder de consumo também. 

Com o principal tributo brasileiro em queda a situação se modifica; as empresas produzem mais e o produto chega até o consumidor com o valor acessível, consequentemente a população irá buscar pelos itens, aumentando o faturamento mensal e anual das empresas. 

 

3. Oportunidade de investimento

A economia brasileira tem altos e baixos, para as empresas isso não é bom, já que oscila seu poder de faturamento. Para que a economia se mantenha sempre positiva é preciso achar soluções, é nesse momento que a baixa na Taxa Selic faz toda diferença. 

Sua queda significa reaquecimento da economia, tornando a aplicação uma ótima oportunidade de crescimento para as empresas. Investindo em novas soluções é possível ter o aumento significativo do lucro. 




Quer saber mais informações sobre os serviços da MCA? Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e fique por dentro dos principais assuntos contábeis.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL