fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

30 abr

Contabilidade e gestão financeira: veja quais as diferenças

Você sabe o que a contabilidade e gestão financeira podem fazer pelo seu negócio? Ambos têm conceitos semelhantes, porém, cumprem funções diferentes na hora de gerenciar o dinheiro da sua empresa.

A gestão financeira vai cuidar do seu fluxo de caixa, avaliando todos os indicadores para manutenção da saúde financeira do seu negócio, realizando projeções. 

Já a contabilidade registra todas as transações da sua empresa, e é responsável por garantir que as obrigações perante a lei sejam fornecidas, trazendo informações importantes para a tomada de decisão do financeiro.

Então, você gostaria de aprender como unir a contabilidade e gestão financeira para o crescimento da sua empresa? Continue aqui conosco e veja como aplicar ambos conceitos na prática!

Diferença entre contabilidade e gestão financeira

Apesar de esses dois termos, muitas vezes, serem utilizados como sinônimos por diversos empreendedores, a verdade é que existem algumas distinções importantes entre eles. 

É fato que, quando pensamos em finanças e contabilidade, automaticamente, isso nos remete ao dinheiro da empresa, correto? Efetivamente, os dois conceitos estão interligados, contudo, possuem abordagens e funções diferentes.

Na contabilidade, as informações se concentram no patrimônio da empresa e nas transações. Enquanto o financeiro controla o que entra e o que sai do caixa diariamente, realizando as projeções para ter uma maior compreensão de situações futuras.

De forma geral, a contabilidade vai em busca da análise de movimentações passadas para orientar o gestor na tomada de decisões, à medida que na gestão financeira existe o foco no agora e no planejamento para utilização dos recursos da empresa.

Fora isso, a contabilidade fica no encargo de manter os negócios em dia, juntamente aos órgãos públicos, garantindo toda a sua regularidade.

Relação entre contabilidade e gestão financeira

A contabilidade e a gestão financeira precisam andar de mãos dadas para assegurar a saúde financeira do negócio, unido ao cumprimento de todas as informações legais.

O compartilhamento de informações entre o financeiro e a contabilidade, seja a produção do caixa, contas a pagar e receber, situação patrimonial, é fundamental para o crescimento. Assim, cada um cumpre o seu papel para promover o crescimento do negócio.

Como unir a contabilidade e gestão financeira para o sucesso do negócio

Veja abaixo algumas dicas importantes para aprender como fortalecer essa parceria que pode auxiliar no sucesso da sua empresa.

Organize o seu departamento

Para que o contador possa realizar um bom trabalho, é importante que o departamento financeiro esteja organizado. Dessa forma, será possível gerar e compartilhar as informações necessárias com precisão.

Quando falamos da gestão financeira em startups ou pequenas empresas, o desafio é ainda maior. Pois é o gestor quem deve acompanhar o ritmo de crescimento, além de dar conta de todas as funções com uma equipe reduzida. Afinal, muitas vezes é o próprio empreendedor quem tem de assumir o campo das finanças.

E as obrigações não param por aí. É preciso contabilizar cada gasto e despesa, fazer a projeção do fluxo de caixa, manter o diagnóstico financeiro em dia, calcular qual o ponto de equilíbrio financeiro, entre outros.

Por essa razão, é essencial que os processos internos estejam bem definidos para acompanhar as entradas e saídas da empresa, enviando os dados precisos para a contabilidade, certificando assim uma boa estrutura.

Tenha um planejamento financeiro

Esse é o ponto de partida que vai estabelecer como os recursos serão usados e quais as metas para o futuro. A partir disso, você vai definir um orçamento, reduzir custos, investir e organizar novas formas de lucrar e prosperar.

Invista num consultor

A empresa contábil vai te ajudar, atuando como parceiro estratégico do seu negócio, auxiliando a tomada de decisão do gestor financeiro com um olhar crítico e especializado.  A escolha de um bom profissional é decisiva para que seja realizado um bom trabalho.

Agora que você já sabe quais as diferenças e semelhanças entre contabilidade e gestão financeira, sabe que pode contar com a MCA Assessoria Contábil para cuidar da sua empresa, não é mesmo? Com tudo o que há de melhor, por meio da tecnologia com soluções rápidas, nossa empresa vai te surpreender.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL