fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

9 fev

Entenda a importância do fluxo de caixa para a sua empresa

Todo mundo quer ver o seu negócio prosperar, pois os empreendedores investem não somente o seu dinheiro, mas a sua dedicação e seus sonhos, no intuito de ver a empresa crescer. E, por isso, aprender sobre gerenciamento financeiro é essencial. A MCA separou aqui as informações mais importantes sobre fluxo de caixa.

Para que tudo aconteça da forma correta, é necessária a combinação de marketing, vendas e gerenciamento. Dessa forma, será possível ter controle das aplicações financeiras, assim como dos valores que circulam dentro e fora da empresa.

Então, se você quer obter sucesso nessa jornada, preste atenção nas estratégias de gestão do seu negócio. Seja por meio de aquisição financeira por instituição, empréstimo ou sócios, o fluxo de caixa é primordial para seu sucesso.

Vamos aprender um pouco mais sobre ele e sua importância? Confira!

 

Mas, afinal, o que é o fluxo de caixa?

Ele é uma ferramenta que te auxilia no controle financeiro, permitindo que você acompanhe as movimentações da empresa, assim como oferece uma relação das entradas (receitas geradas) e saídas (despesas) feitas em períodos determinados.

O fluxo de caixa é um instrumento simples e eficaz, que vai ajudar na tomada de decisões e a melhorar o desempenho financeiro, aumentando seu faturamento através da otimização e aplicação dos recursos da empresa.

 

O que é indispensável no fluxo de caixa?

Abaixo, os tópicos essenciais para um fluxo de caixa de sucesso.

– Contas a receber: refere-se ao pagamento dos clientes na aquisição de seu produto e/ou serviço;

– Contas a pagar: tudo o que engloba pagamento aos prestadores de serviço e gastos como, água, luz, internet, telefone e etc;

– Lucros: tudo aquilo que se conta como saldo positivo, após as contas pagas;

– Vendas: registro das vendas dos produtos e serviços prestados.

 

Conheça as vantagens de um bom fluxo de caixa

Te proporcionando os mais diversos benefícios na condução da sua empresa, deixamos aqui listado as mais importantes delas.

 

Gerenciamento e controle financeiro

Quando analisado corretamente, é capaz de identificar os gastos desnecessários, evitando, assim, desperdício de recursos. Isso porque entender o quê, quando está sendo utilizado e de onde vem o dinheiro traz mais clareza. 

O controle permite observar quais são esses valores e corrigi-los para um aumento de lucro no futuro.

 

Auxílio na tomada de decisão

Com base na análise citada acima, você poderá aprender com as lições do passado, otimizar seus acertos e, com isso, planejar o futuro, reunindo todas as informações possíveis.

Através da análise do fluxo de caixa, será possível tomar decisões baseadas em dados, histórico e resultados, o que auxilia em melhores decisões para os projetos da empresa.

 

Planejamento financeiro

A partir da precisão nas informações financeiras mensais, existe mais facilidade e praticidade na análise de dados. Isso permite uma projeção de dados concreta, baseada na realidade financeira da empresa. 

Ou seja, as metas são baseadas em fatos, trazendo mais estrutura para o seu negócio. Vale lembrar que o fluxo de caixa também permite um entendimento mais claro para a execução dos compromissos firmados.

Esses são alguns dos benefícios do fluxo de caixa. Vale salientar que uma boa gestão e auxílio de uma assessoria contábil responsável e de qualidade também é fundamental.

Para saber mais informações sobre os serviços oferecidos pela MCA Assessoria Contábil, fale conosco agora mesmo!



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL