fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

20 jul

Lucratividade e rentabilidade: entenda a diferença

Lucratividade e rentabilidade, você sabe quais as diferenças entre esses dois indicadores? Essas distinções precisam estar bem claras para você, que quer acompanhar de perto a performance financeira da sua empresa.

Com eles, você vai conseguir entender se o seu negócio está sendo lucrativo ou não. Além disso, também se o retorno que você esperava, a partir dos investimentos realizados estão sendo recompensados. 

Então, pensando nisso, a MCA separou neste artigo algumas informações importantes para que você domine os conceitos e diferenças entre lucratividade e rentabilidade. Assim, você terá o que é preciso para escalar o seu negócio a partir da análise financeira. 

 

Qual a distinção entre lucratividade e rentabilidade?

Essa dúvida costuma ser muito comum entre os empreendedores e caso não seja utilizada da maneira correta, pode trazer erros no diagnóstico financeiro do seu negócio. 

Muitos, inclusive, se enganam utilizando nesses dois termos como sinônimos. Por conta disso, para evitar esse problema, vamos esclarecer o significado de ambos os conceitos.

 

O que é lucratividade?

Esse indicador revela a capacidade financeira da empresa gerar lucro. Ele é feito através de um percentual capaz de indicar quanto foi ganho, considerando que todos os custos na sua receita foram subtraídos.

Muitas vezes, olhamos para o número de vendas em um negócio e nos impressionamos o resultado, certo? Mas somente depois de descontar todos os custos e despesas da empresa é que descobrimos quanto dinheiro sobrou.

Com esse valor que “sobra” – ao qual chamamos de lucro líquido – é que é feita a base para o cálculo da lucratividade. Com esse indicador, conseguimos entender o lucro do negócio com a receita bruta e quanto foi lucrativo em determinada época.

 

O que é rentabilidade?

Apesar de também ser um indicador financeiro, a rentabilidade está ligada à capacidade do negócio de gerar retorno a partir dos investimentos que foram realizados. 

Para calculá-lo, é necessário comparar os investimentos realizados para abrir a empresa juntamente aos ganhos que foram obtidos. 

Ou seja, a lucratividade e rentabilidade utilizam o lucro líquido para entender quais foram os ganhos da empresa. No entanto, a comparação é feita com o dinheiro investido ao invés da receita bruta. 

Esse conceito é usado para avaliar se vale a pena investir, seja no projeto, equipamento ou tecnologia. Assim como mensurar o seu retorno em relação ao capital inicial.

 

A importância da lucratividade e rentabilidade

Ao entender as diferenças entre lucratividade e rentabilidade, conseguimos compreender melhor a sua importância e a maneira efetiva em que esses indicadores financeiros auxiliam. 

Com a lucratividade conseguimos medir a saúde financeira do negócio, o que a torna um dos principais termômetros para a empresa.

No entanto, é preciso prestar atenção, pois muitas organizações iniciam sua jornada com lucros inexpressivos e de repente, têm saltos de crescimento. 

Por isso, na hora de analisar a receita bruta e os lucros, é importante considerar as projeções de vendas e o planejamento financeiro do negócio. 

Já a rentabilidade é essencial para entender a atratividade da empresa para futuros investidores. Sabe por que? No mercado financeiro, ele funciona como uma das métricas mais importantes para saber se vale a pena aplicar dinheiro na empresa.

E por isso mesmo que é necessário que a sua empresa saiba como mensurar o retorno dos aportes no seu lucro, a partir de um histórico de investimentos. 

Independentemente do momento em que seu negócio se encontre hoje, acompanhar esses dois indicadores vai fazer toda a diferença.

Pois é dessa maneira que você vai entender se está no caminho certo e se a expectativa está alinhada com a performance, fluindo dentro do esperado.

Esperamos que a diferença entre lucratividade e rentabilidade tenha ficado clara e que você comece a observar essas métricas com atenção.

Aqui na MCA Assessoria Contábil, nós te auxiliamos no serviço de contabilidade consultiva e trazemos as melhores soluções com base em nossa experiência e resultados. 

Caso precise de ajuda, entre em contato conosco através do nosso site e receba uma solução personalizada para a gestão financeira da sua empresa. 



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL