O que faz um analista contábil?
Você tem curiosidade em entender quais são as tarefas e responsabilidades de um analista contábil? Não há dúvidas de que, se você possui um negócio, entender sobre essa atividade é ainda mais importante.
Quando ingressamos na vida profissional e adulta, percebemos que é muito bacana ter um conhecimento financeiro que nos auxilie na organização, previsão de gastos, entre outros.
Assim, nós conseguimos preservar as nossas finanças, reservando uma poupança para nossa própria seguridade.
E quando falamos de uma empresa, essa atenção tem de ser redobrada. Precisamos atentar para todos os gastos, para que o fluxo de caixa se mantenha com um ótimo desempenho.
Pensando nisso, a MCA Assessoria Contábil elaborou este texto para que você compreenda um pouco mais sobre a atividade de um analista contábil. Dessa maneira, você irá entender porque ele é essencial para o seu negócio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que é um analista contábil?
Profissional responsável por orientar e executar tarefas associadas a análise contábil, com o objetivo de promover a saúde financeira de um negócio.
Por consequência, o analista contábil é encarregado de conhecer todo o patrimônio da empresa, para então, executar as atividades de análise, visando chegar aos dados que indicarão todos os lucros e investimentos da organização/corporação.
Além disso, esse profissional prepara os balanços e balancetes, elaborando relatórios através de uma análise vertical e horizontal de despesas e contas patrimoniais relacionadas ao ativo imobilizado da empresa para a qual trabalha.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Principais tarefas de um analista contábil
Confira abaixo algumas das funções deste profissional:
- Analisar e controlar contas;
- Levantar dados contábeis e financeiros e descrevê-los;
- Analisar gastos e lucros obtidos em negociações;
- Acompanhar os procedimentos financeiros (pagamentos, recebimentos, etc.);
- Manter informados os demais responsáveis pelas tomadas de decisões financeiras da empresa;
- Elaborar balanços e balancetes;
- Elaborar relatórios de contabilidade (despesas, contas, fluxos, etc.);
- Atender auditorias;
- Preparar documentos relacionados à finança e/ou contabilidade quando for necessário apresentar à fiscalização ou regularização.
Para que você possa exercer a função de um analista contábil, é preciso cursar o nível superior em Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas. Além disso, é muito importante que haja uma boa comunicação e raciocínio rápido.
Pois o analista contábil deve saber trabalhar bem em equipe visto que a sua função dentro da empresa se associa com diversos outros setores. O que significa que direta e indiretamente, será preciso se relacionar com muitas pessoas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como o analista contábil pode ajudar na gestão de uma empresa?
O analista pode contribuir com informações valiosas, análises financeiras e projeções diversas que auxiliam no papel estratégico e tomada de decisão. Confira abaixo as principais contribuições que um analista contábil pode fornecer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Contribuir com informações de apoio às decisões
Com os registros de todos os dados financeiros e balanços em relatório, será possível analisar e interpretar todas as situações, o que vai auxiliar na tomada de decisão. Pois assim vai-se entender onde está a lucratividade, o que pode ser reduzido e fazer projeções de caixa para apoiar o planejamento da empresa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Controle financeiro
O analista contábil auxilia na gestão do negócio por meio do controle financeiro, que inclui controle orçamentário, análise de risco e auditorias. Com o olhar atento para a saúde financeira da empresa, é possível controlar os custos, monitorar os indicadores econômicos, como, por exemplo, a liquidez, a atividade (rotação) e a rentabilidade.
Assim, fica muito mais fácil evitar as dívidas e garantir a liquidez e capacidade de pagamento de uma empresa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Identificação de oportunidades no mercado
Parte do trabalho de um analista contábil é olhar para dentro do negócio. Contudo, não se resume a isso. É preciso compreender quais as ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos.
Nesse sentido, ele vai prever as mudanças na legislação que possam contribuir ou atrapalhar o negócio, mantendo os gestores sempre atualizados sobre as possibilidades. Sejam elas sobre linhas de crédito, aplicações atrativas ou até mesmo fornecendo dados sobre a concorrência para orientar em novas estratégias.
Agora que você abriu ainda mais os seus horizontes, entendendo um pouco mais sobre a função de um analista contábil, consegue perceber o quanto ele é fundamental para o crescimento de uma empresa, certo?
Então, se quiser contar com o apoio de uma equipe com a experiência e constante atualização, pode contar com a MCA Assessoria Contábil. A personalização do atendimento é o nosso diferencial. Entre em contato conosco agora mesmo através deste link.