fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

20 out

Passo a passo para abrir uma empresa

Uma coisa que todos os empreendedores têm em comum, certamente é a vontade de fazer valer o seu sonho, transformando-o em realidade através de um objetivo real. E por isso mesmo, hoje vamos te falar mais sobre o andamento na hora de abrir uma empresa.

As etapas e trâmites burocráticos, muitas vezes se tornam em uma das maiores dificuldades para quem está começando. Mas não se preocupe, porque a nossa ideia é te mostrar do planejamento até o início das operações do negócio, para que tudo ocorra da melhor forma.

Siga a leitura e veja quais são os próximos passos para abrir uma empresa, cuidando de toda a formalização.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como abrir uma empresa em 6 passos

Hoje em dia, felizmente, abrir uma empresa é muito mais simples do que antes, o que facilita bastante a vida do empreendedor. A digitalização dos sistemas de registro do governo e integração da Receita Federal com as juntas comerciais do país são as duas principais causas. 

No caso do microempreendedor individual, por exemplo, é possível fazer todo o processo 100% online. Em outros casos, quase todas as etapas podem ser concluídas pela internet, o que já é um grande avanço.

A princípio, as questões fundamentais na hora de abrir uma empresa são as seguintes: criação de um plano de negócio, construção de contrato social ou ato constitutivo, registro na junta comercial, abertura de CNPJ e licenciamento

Abaixo, como proceder nos futuros passos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1. Elaborando o seu plano de negócio

Como citado acima sobre os principais passos na hora de abrir uma empresa, o plano de negócio é o pontapé inicial, que vai trazer a objetividade que o seu negócio precisa para começar. 

Com ele, você vai entender o plano de atuação da empresa e quais os valores você quer gerar daqui em diante para os seus clientes. Alguns elementos que não podem faltar no seu planejamento são os seguintes:

– Descrição dos produtos e serviços da empresa

– Modelo de negócio utilizado 

– Definição do setor e ramo de atividade

– Definição do público-alvo

– Estudo do mercado 

– Análise da concorrência

– Mapeamento de fornecedores

– Plano operacional

– Plano financeiro

– Plano de marketing.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

2. Contrate um contador

Com um plano de negócios em mãos, é chegada a hora de chamar um profissional da contabilidade para te ajudar com a formalização da empresa. Tudo o que você precisar envolvendo documentações e normas específicas pode receber o seu auxílio.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

3. Defina a natureza jurídica e regime tributário do negócio

Nesse passo, é preciso entender como a empresa é tratada juridicamente e em qual regime tributário ela se encaixa, pois isso é o que vai definir como serão calculados e cobrados os impostos. 

A natureza jurídica é o momento de saber se o seu negócio se configura como Empresário Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Limitada (LTDA) ou Sociedade Simples.

Enquanto o regime tributário tem a ver com os impostos cobrados e a depender da natureza jurídica eles podem se encaixar no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. 

A ideia é que você escolha aquele que mais se encaixa com a possibilidade de crescimento atual, levando em conta os possíveis clientes que tem hoje e rentabilidade e lucratividade disso. Aos poucos, você vai crescendo e pode modificar essa configuração para um negócio maior. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

4. Elabore o contrato social e registro da empresa

Definida a natureza jurídica, é hora criar o seu contrato social, que nada mais é do que a certidão de nascimento do seu negócio. Lá estarão todas as informações necessárias para dar o próximo passo, que é registrá-lo na junta comercial.

Se você seguir o nosso passo 2 não precisa se preocupar, pois o contador poderá levar a documentação na junta comercial ou cartório correspondente. Feito o registro, basta solicitar o CNPJ à Receita Federal.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

5. Faça a inscrição estadual ou municipal

Após registrada a empresa, a depender da atividade do seu negócio, você pode precisar da inscrição estadual ou municipal. Geralmente, as empresas que realizam serviços fazem inscrição municipal para recolher o ISS (Imposto Sobre Serviços), e já os comércios recolhem ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

6. Faça o licenciamento

Por fim, algumas empresas precisam de alvará de funcionamento, e apesar da Lei de Liberdade Econômica ter desobrigado negócios de baixo risco a realizarem esse passo, é importante você saber que em alguns casos ele será necessário.

De forma geral, as que envolvem riscos ambientais ou trabalhistas associados ao ramo de atividade precisarão de alvará ou licenças específicas. 

Agora que você conhece o passo a passo para abrir uma empresa, que tal entrar em contato com a MCA Assessoria Contábil para acompanhar cada detalhe do funcionamento do seu negócio? Aqui você pode contar com a experiência de colaboradores seniores com um pensamento alinhado com o futuro. 



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL