fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

24 out

Por que separar as contas de Pessoa Física e Pessoa Jurídica?

Muitos empreendedores ainda misturam as contas de Pessoa Física e Pessoa Jurídica. No entanto, quando essas finanças se tornam uma só, os seus gastos e ganhos pessoais e empresariais se misturam e fica muito difícil manter o controle financeiro da empresa.

De acordo com a pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma das características das instituições que fecham as portas nos primeiros 5 anos, é a desorganização financeira.

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar sobre a importância de separar as contas de Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Acompanhe!

 

Pessoa Física e Pessoa Jurídica: a importância de separar as contas

Com a separação das despesas pessoais das despesas da empresa, assim como a separação bancária, garante ao empreendedor uma melhor organização financeira e, consequentemente, o crescimento do negócio.

Além de proporcionar um melhor controle financeiro, abrir uma conta bancária para Pessoa Jurídica assegura benefícios importantes, como empréstimos, financiamentos e taxas diferenciadas. Além disso, essa divisão faz com que se saiba qual é o lucro e o faturamento reais da companhia, evitando problemas que possam surgir.

Essa organização serve também para que a própria Receita Federal não venha ver valores na sua empresa que não são tributáveis como tributáveis e vice-versa, dessa forma você não tem problemas com o Fisco.

 

Pessoa Física

 

 

Consequências de não separar as contas de Pessoa Física e Pessoa Jurídica

Sem esse controle fica muito difícil realizar uma análise financeira e um planejamento das finanças corretamente, o que atrapalha o desenvolvimento da empresa. Misturando as contas de Pessoa Física e Jurídica, para recebimentos, pagamentos, e controle de caixa, você corre o risco de acumular dívidas e não possuir caixa para investir.

Portanto, ao não realizar essa divisão, pode ocorrer a perda da reserva financeira  e o proprietário da instituição poderá perder o domínio sobre as contas pessoais, chegando ao ponto de não saber quanto possui em caixa para gastar.

As finanças pessoais também podem ser prejudicadas ao utilizar cartões com o próprio nome para solicitar empréstimos para a empresa.

Separar as finanças pessoais das empresariais pode não ser uma tarefa fácil, um contador pode auxiliar no controle financeiro da companhia de forma muito eficiente, evitando “dores de cabeça” e facilitando os processos, o que pode ajudar no aumento dos lucros.

 

Como separar as finanças

Uma ferramenta muito utilizada para fazer a gestão é o fluxo de caixa, nessa plataforma, constam informações de recebimentos e pagamentos em determinados períodos. Também podem ser elaboradas planilhas manualmente.

 O fluxo de caixa permite fazer um planejamento e avaliar qual o melhor momento para os investimentos e novas aquisições, evitando que a empresa fique no vermelho.

Separamos algumas dicas fundamentais para quem deseja começar a organizar melhor as contas:

 

Crie contas diferentes

Ao utilizar diferentes contas para os rendimentos pessoais e profissionais, você evita a confusão de administrar as despesas pessoais e da empresa na mesma conta corrente. Além disso, fica mais fácil controlar os gastos. 

Fazendo isso você garante mais segurança para fechar o caixa e ainda educar, automaticamente, a sua mente com relação à qual dinheiro é da instituição e qual dinheiro é seu.

 

Defina as retiradas

Para que o plano de separar as contas funcione, é essencial definir um valor fixo de retirada. Não é recomendável tomar todo o lucro para você, tanto você quanto os sócios  da empresa devem possuir um valor de pagamento definido que poderá variar de acordo com os resultados ganhos naquele período.

Dessa forma, caso o negócio esteja superando as metas, você ganhará mais. Porém, se os resultados não forem bons, o seu salário fixo estará garantido da mesma maneira.

 

Tenha reservas

Com as contas separadas e as retiradas mensais pré-definidas, prepare a sua reserva financeira. Assim, você estará preparado para possíveis imprevistos. O dinheiro guardado pode ajudar em tempos de crise ou, até mesmo, a movimentar o capital de giro no futuro. 

Essa reserva pode ser feita tanto para as suas finanças pessoais quanto jurídicas. Além de proporcionar mais segurança, é sempre uma ótima forma de se prevenir contra gastos desnecessários que podem prejudicar suas finanças no presente.

 

Compreender a importância dessa organização financeira é fundamental para a saúde da empresa. Colocando em prática essas dicas, você pode ter mudanças significativas no seu negócio. Mas pra isso, você precisa trabalhar a sua mentalidade e entender a sua empresa como um negócio, que é sim separado da sua Pessoa Física. 

Gostou das dicas? Para ler mais conteúdos como esse, acesse nosso blog e acompanhe nossas redes sociais.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL