fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

3 mar

Empresa em tempos de crise: dicas para administrar as finanças

Contar com uma boa gestão financeira na sua empresa é sempre importante, mas em tempos de crise e incertezas, é algo imprescindível! É claro que fatores externos – como uma pandemia, por exemplo – podem criar o cenário ideal para o fechamento de muitos negócios.

Porém, não podemos descartar que a falta de planejamento e a desorganização financeira das equipes internas, também são responsáveis por fechar as portas de empresas e acabar com o sonho de muitos empreendedores.

Pensando nisso, preparamos um artigo especial com dicas para você otimizar a gestão financeira da sua empresa, administrando os processos de forma mais efetiva, transparente e organizada. Boa leitura!

 

Tenha disciplina para administrar as finanças 

O primeiro passo para uma jornada de sucesso rumo aos melhores resultados é entender que a sua empresa precisa de organização. Muitos empreendedores pensam que não é necessário colocar as receitas e as despesas no papel, ou melhor, na planilha. A desculpa para esse argumento é que a falta de tempo ou a experiência que eles já possuem são capazes de suprir essa falta de planejamento.

Porém, a realidade do mercado não é bem essa. Se o seu negócio ainda não possui estratégias para colocar as contas em dia, está na hora de buscar uma ajuda profissional. Acredite, o sucesso de uma empresa depende da capacidade de organizar e saber administrar as finanças.

Deseja que alguém faça isso por você? Então o seu negócio precisa de um serviço de contabilidade. Uma boa assessoria contábil vai entregar uma visão estratégica para organizar a sua evolução patrimonial e financeira, decifrando todas as leis e a burocracia.

 

Fique de olho nos gastos

Em tempos de crise, é fundamental contar com um profissional que lhe informe quando e de que forma conter despesas. Portanto, aqui vai uma dica fundamental para ser colocada em prática nos momentos de maior incerteza: evite gastos exorbitantes com folhas de pagamento.

Uma empresa mostra controle financeiro quando os gastos com a folha de pagamento não ultrapassam 40% do seu faturamento. Além disso, é muito importante ter um fundo de reserva para possíveis demissões e outros custos básicos para administrar as finanças, como 13º salário e férias, por exemplo.

 

Analise o que pode ser cortado ou substituído

A crise faz com que você tenha atenção ao que, até então, passava despercebido em meio aos gastos e despesas. Por isso, em momentos de economia, nada melhor que realizar um levantamento de todas as despesas da sua empresa para administrar as finanças – principalmente as pequenas que, somadas, podem causar um bom estrago no seu orçamento.

Com um mapeamento eficiente, é possível classificar as suas despesas entre “essenciais”, ou seja, que têm papel fundamental para o funcionamento do seu negócio, e “descartáveis”, que são aquelas que podem ser eliminadas de vez ou substituídas por serviços com melhor custo-benefício. Negociar com fornecedores que já trabalham há muito tempo com você também pode ser uma ótima solução!

 

Tenha controle financeiro pessoal e empresarial

Para micro e pequenas empresas é essencial separar a gestão pessoal da empresarial. Um cuidado que, em tempos de crise, deve ser redobrado para se evitar um caos ainda maior ao administrar as finanças.

Portanto, tenha uma conta bancária no nome da empresa e separe os custos e despesas – seja em um software de controle financeiro ou até mesmo em planilhas de excel. Lembre-se, um dos maiores erros de quem abre um negócio é tirar dinheiro da empresa para uso pessoal ou usar verba pessoal para dentro do negócio!

E o mais importante, não esqueça de manter uma relação de transparência com seus clientes e fornecedores. Momentos de crise passam, mas a credibilidade é um fator fundamental para a sobrevivência e o crescimento da sua empresa.

 

Gostou do texto? Então não esqueça de nos seguir no Instagram e no Facebook para receber novos conteúdos!

 



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL