fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

30 nov

Planejamento financeiro para startups: tudo o que você precisa saber

Para que a sua empresa possa evoluir, é essencial que além de lucrar, você tenha um excelente planejamento financeiro para startups. Considerando que o crescimento da sua empresa depende diretamente do quanto você investe e que sem planejamento, essa missão se torna quase impossível.

Como estamos chegando a mais um final do ano, a saúde financeira do seu negócio depende de um bom planejamento financeiro e diagnóstico, para que você entre em 2022 com o “pé direito”. Afinal, é expressivo o número de empresas que acabam se frustrando e saindo do mercado por falta de organização financeira, ainda mais em tempos de crise econômica.

E fazer análise de custos, entrada e saída de caixa, além de criar uma projeção de como será o futuro da empresa é a essência do planejamento financeiro para startups.

Por isso, a MCA trouxe neste artigo algumas sugestões de por onde começar o seu planejamento, mesmo o das empresas que ainda não foram tiradas do papel.

 

Qual a importância do planejamento financeiro para startups?

 

A exemplo do que citamos acima, sem capital de giro uma empresa não cresce e só tende a estagnar.

Até porque, sem metas claras e com datas definidas, a evolução de um negócio se torna cada vez mais distante. Quando você não sabe por onde seguir, a chance de se perder no caminho é muito maior.

Isso quer dizer que a partir do momento que as metas e o planejamento forem definidos eles devem ser seguidos à risca? Com certeza não, uma análise contínua dentro do cenário atual é indispensável. Assim, o gestor pode ter clareza por qual caminho deve seguir com o que tem em mãos.

O que não quer dizer que seguir apenas através da intuição e sem fazer uma previsão de custos seja positivo para a saúde financeira da sua empresa. Apenas, deixa claro que o planejamento financeiro para startups deve andar conforme a evolução e atualização delas, que muitas vezes crescem mais rápido do que o esperado. E caso o planejamento não siga esse crescimento, decidindo o rumo dos custos de forma estratégica, esse progresso poderá acabar se tornando em vão ou durando pouco.



Planejamento financeiro para startups em 4 passos simples

 

1 – Faça uma análise do cenário atual

Antes de qualquer planejamento financeiro, você precisa entender em qual situação a sua empresa se encontra.

Então comece abrindo uma planilha e fazendo um diagnóstico geral do seu negócio. Caso você ainda esteja no período embrionário da sua empresa, você pode buscar referências e fazer uma pesquisa de mercado para entender se o seu negócio está de acordo com o esperado, fazendo, por exemplo, uma simulação de custos fixos e precificação dos seus produtos ou serviços.

Faça o diagnóstico da sua startup buscando dados, como:

Tendo essas informações em mãos, você conseguirá entender se a sua empresa está endividada ou não, se tem mais passivos do que ativos e quais os seus pontos fortes ou fracos.

 

2 – Defina as suas metas e objetivos

Agora que você tem clareza de como está o cenário atual da sua empresa, você pode estipular metas e prazos para o objetivo e crescimento da sua empresa.

Comece refletindo: como você quer que o seu negócio esteja daqui a 5 anos? Com qual média de faturamento? Será referência no mercado?

Lembre-se de estabelecer metas claras, realistas e mensuráveis, tanto a curto, médio quanto a longo prazo.

Além disso, divida os seus objetivos em 3 possibilidades de resultados: Ideal, realista e ruim. Dessa forma, você reduzirá as chances de frustrações e saberá por onde seguir em cada um dos cenários possíveis.

 

3 – Acompanhe o seu planejamento frequentemente

 

Você não tem controle do que acontece no mercado, mas, você pode buscar estar se atualizando, para saber como agir ao se deparar com mudanças nos fatores micro e macro econômicos

Sendo assim, defina uma data periódica para analisar como está o andamento do seu planejamento financeiro.

Assim, você terá em mãos os resultados e melhorias necessárias para o seu negócio. Podendo alinhar as suas estratégias conforme o cenário apresentado.

Quanto mais o planejamento financeiro para startups é alinhado e atualizado, mais confiável e assertivo ele se torna.

 

4 – Conte com a ajuda de um analista contábil

 

Ninguém melhor do que um analista contábil para te direcionar e traçar a melhor projeção no planejamento financeiro para startups.

Ele poderá te ajudar na análise da redução de custos, planejamento, captação de informações valiosas e projeções diversas, refletindo em tomadas de decisões mais assertivas.

Agora que você já sabe a importância do planejamento financeiro para startups e por qual caminho seguir, é só seguir o passo a passo e partir para a ação.


Quer um acompanhamento mais personalizado e assertivo? Então entre em contato conosco e solicite o seu orçamento.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL