fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

11 set

Qual o papel da contabilidade na gestão de crise?

Os efeitos da pandemia afetaram diversos setores do mercado brasileiro, desde as pequenas até mesmo as grandes empresas. São lojas, varejos, bares, restaurantes demitindo colaboradores e em alguns casos fechando suas portas, devido a dificuldades financeiras. E para que isso não ocorra com seu negócio, contar com a ajuda de um escritório de contabilidade pode fazer toda diferença. Saiba nesse texto qual o papel da contabilidade na gestão de crise. 

 

Boa leitura!

 

Diferenciais do papel da contabilidade na gestão de crise 

 

1. Fonte de informação

 

A primeira vantagem do papel da contabilidade na gestão de crise é ser a fonte de informação de como os resultados da pandemia podem afetar diretamente a empresa. Afinal, é possível conferir em jornais e demais meios de comunicação as informações gerais sobre o vírus, porém como isso irá impactar o dia a dia da empresa, não. 

 

Portanto, a assessoria contábil se faz presente no auxílio de informações, como, por exemplo: o prazo para o pagamento de impostos, quais podem ser adiados, se as medidas tomadas pelo governo se adequam a sua empresa, como os incentivos tributários e fiscais. Tudo isso pela facilidade em ter contato, principalmente com órgãos oficiais para proteger você e seu negócio de notícias falsas. 

 

2. Tomada de decisão 

 

É comum quando ocorre alguma crise a tomada de algumas decisões precipitadas, que muitas vezes podem ser ainda mais prejudicial para a empresa. A busca por soluções rápidas sem a ajuda de profissionais especializados pode significar sérios problemas para a saúde financeira do seu negócio. 

 

E esse é mais um dos benefícios do papel da contabilidade na gestão de crise: o auxílio na tomada de decisão assertiva para sua empresa. A assessoria contábil irá analisar a real situação do empreendimento, a partir de um levantamento completo sobre tributos, impostos, pagamento de fornecedores e colaboradores, entre outros detalhes. Somente após constatar os resultados, irá propor ações para o bem-estar e segurança financeira do seu negócio. 

 

3. Planejamento tributário 

 

Outro papel da contabilidade na gestão de crise é a realização do planejamento tributário. O planejamento tributário nada mais é do que a gestão do pagamento de tributos de uma empresa, mas, além disso, é o estudo que procura soluções para reduzir legalmente a carga tributária. 

 

No caso de uma crise, ele é fundamental para garantir a saúde financeira da sua empresa durante o período de instabilidade. Com o planejamento tributário é possível realizar a gestão de pagamentos importantes, destacando aquilo que é preciso ser quitado imediatamente e o que pode ser adiado. 

 

Todas essas medidas ajudam a reduzir a carga tributária atribuída às empresas anualmente, tudo por meio de alternativas legais, para diminuir o impacto da crise, como: 

 

– Análise do porte da empresa 

– Capacidade de negócio 

– Situação econômica atual 

– Pagamento de tributos federais, estaduais e municipais 

 

4. Controle diário 

 

Durante a crise é necessário focar em determinadas ações, principalmente para o crescimento da empresa. Contar com um contador de confiança, nesse caso, é importante para que você consiga se dedicar a isso, as novas estratégias de vendas, novos produtos, e deixar a parte burocrática que a saúde financeira da empresa requer para um profissional. 

 

A contabilidade vai amparar o seu negócio na consultoria em relação às novas legislações, rotina fiscal dos colaboradores como férias e demissões, orientação sobre as obrigações com o fisco e folha de pagamento. 

 

5. Redução de custos 

 

Por fim, o último papel da contabilidade na gestão de crise é a redução de custos a partir da análise dos gastos necessários. Se a empresa está com dificuldades, o primeiro passo é reduzir os custos desnecessários, para que não prejudique, em especial, o pagamento dos colaboradores e fornecedores. Garantindo assim que a produtividade do local será mantida, bem como as entregas para os clientes. 

 

Como podemos observar, a assessoria contábil não é responsável somente pelo registro e controle de dados tributários e fiscais, vai muito além disso. É ela quem gerencia e proporciona uma saúde financeira estável e saudável para sua empresa. 



Agora que você já sabe qual o papel da contabilidade na gestão de crise, que tal contar com a ajuda de quem está há anos no mercado contábil. A MCA Assessoria Contábil tem soluções completas e um atendimento personalizado para sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais informações sobre nossos serviços. 



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL