fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

5 jun

5 passos para sua empresa se reinventar na crise

E mais uma vez, o assunto do momento é uma consequência da pandemia do novo coronavírus, que vem obrigando empresas a se reinventar para sobreviver durante os tempos difíceis que vivemos. O impacto desta pandemia na economia mundial vem sendo em grande escala, por isso no texto de hoje, vamos apontar 5 passos para sua empresa se reinventar na crise, para que os impactos sejam os menores possíveis. Confira a seguir!

 

Logo quando lançado o decreto recomendado pela Organização Mundial da Saúde estabelecendo o isolamento social, em um primeiro momento, grande parte das empresas precisou fechar as portas e interromper seus atendimentos. Isso fez com que a partir disso, se instalasse uma situação de instabilidade e dúvidas aos empresários: de que forma será possível manter a empresa funcionando?

 

Algumas foram muito rápidas em encontrar alternativas para não parar completamente sua produção e seu faturamento – mas outras empresas ainda estão buscando soluções para tentar amenizar o prejuízo da queda econômica. Para naqueles que ainda precisam de ajuda para fazer sua empresa se reinventar na crise, as dicas abaixo são fundamentais. 

 

5 maneiras da sua empresa se reinventar na crise

 

1. Mapeie a situação financeira da sua empresa

 

O primeiro passo sem dúvida precisa ser esse: mapeie a situação financeira da sua empresa. Antes de mais nada, a gestão financeira do local, neste momento de crise, pode ser a chave para fazer com que sua empresa se mantenha estável no mercado. Porém, e por onde começar?

 

Você precisa fazer uma previsão de despesas e receitas de no mínimo dos próximos três meses para ter uma noção de que caminho deve tomar. Nessa etapa, seria interessante contar com a ajuda de algum profissional da área ou empresa especializada, para ter um quadro e uma visão bem clara da atual situação econômica da empresa.

 

2. Determine as prioridades da empresa

 

Após ter uma visão bem clara da atual situação econômica do seu negócio, o próximo passo é determinar as prioridades da empresa – ou seja, o que é preciso fazer primeiro? reduzir custos? negociar dívidas? recorrer a ajuda de bancos e instituições financeiras? 

 

A gestão financeira precisa criar um cronograma com itens a serem seguidos para manter as finanças mais alinhadas possíveis, para que não acabe virando uma bola de neve. Essas ações precisam ser colocadas em prática o mais rápido possível para evitar um desgaste maior na economia da empresa.

 

3. Estude as novas necessidades do seu cliente

 

Mesmo que antes da pandemia você conhecesse quais eram as necessidades do seus clientes, pode ser que agora, na situação atual, as prioridades deles também tenham mudado. Se o cliente só tinha acesso ao seu produto indo até a loja, e agora ele não pode ir até ela, como você pode resolver o problema dele?

 

É com essa sacada de identificar as novas necessidade do cliente, que muitas empresas estão conseguindo manter suas vendas e até mesmo criar um novo modelo de negócios que antes da pandemia não praticavam. Lembre-se antes de qualquer estratégia, o princípio de uma venda é atender a necessidade do seu cliente, suprir e resolver o problema dele. 

 

4. Invista nas estratégias de vendas

 

Com as estratégias da gestão financeira em andamento e conhecendo bem quais são as novas prioridades dos seus clientes, é hora de repensar as estratégias de venda da empresa. Esse também é um momento que exige bastante atenção e disposição – são essas técnicas que permitirão que sua empresa se reinvente na crise

 

Uma alternativa que tem feito sucesso e vem trazendo resultados positivos para muitos negócios, por exemplo, é trabalhar com o formato delivery e vendas pela internet. Já que as pessoas não devem sair de casa, a solução é levar o produto até elas. 

 

5. Ferramentas online

 

Como citamos acima, as vendas pela internet vem sendo a melhor estratégia para muitas empresas. Aposte em promoções, combos, aplicativos, sites, redes sociais e e-commerce. A internet disponibiliza um leque de opções que podem ajudar sua empresa se reinventar na crise. 


Com esses cinco passos, ficou mais fácil saber qual caminho tomar para fazer sua empresa se reinventar na crise, não é mesmo? Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto e precisa de ajuda de uma empresa especializada, acesse agora mesmo o site da MCA Assessoria Contábil e conte com nossos serviços.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL