fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

5 dez

Como a gestão contábil pode fazer a diferença na sua empresa

Quando falamos em gestão contábil, provavelmente seja um dos maiores desafios das empresas no dia a dia. Afinal, uma gestão contábil eficiente envolve desde ter o controle das finanças para cumprir todas as obrigações tributárias até mesmo saber quais serviços são os mais lucrativos e identificar possíveis problemas que prejudiquem a rentabilidade da empresa. 

Seja uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, gerenciar e administrar não é uma tarefa fácil, no Brasil, principalmente, onde os impostos e tributos são elevados. Empreender é uma trabalho árduo e que precisa de dedicação. Para ajudar nessas questões que a gestão contábil faz a diferença. 

 

Para que você entenda melhor a importância de uma gestão contábil eficiente nós da MCA Assessoria Contábil preparamos esse conteúdo. Confira abaixo do que se trata o processo e seus principais benefícios. 

 

O que é gestão contábil? 

O processo serve para investigação e controle da situação financeira da empresa. É ela que identifica, apresenta soluções e estrutura as finanças dos mais diversos segmentos de empresa no país. 

A gestão contábil é como se fosse o xerox do seu negócio, em que é possível ver o real cenário dos tributos que devem ser pagos e o investimento com os colaboradores, por exemplo. Todos os prós e contras são percebidos com muito mais clareza. 

 

3 benefícios da gestão contábil para sua empresa 

 

1. Maior controle econômico

A primeira e uma das principais vantagens da gestão contábil eficiente nas empresas, assim como o nome sugere, é a melhor gestão econômica. 

Com ela, o controle dos valores de entrada e saída da empresa conseguem ser monitorados, evitando que o seu negócio fique sem receita para as contribuições obrigatórias, como o pagamento de funcionários, despesas e impostos. 

A palavra que melhor define o processo é o planejamento. Planejamento para o controle dos investimentos e análise das receitas para evitar prejuízos no futuro. 

 

2. Estabelece a melhor opção de regime de tributação 

Os regimes tributários estão relacionados ao sucesso e reconhecimento da empresa no setor em que atua. São eles – os impostos pagos obrigatoriamente por parte da empresa para o governo. Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido, o que são? e quais os seus prós e contras? Já são conhecidos, e você pode conferir nesse post

Com o processo decidir qual o melhor regime para sua empresa e ter o pagamento destes tributos sempre em dia é mais uma vantagem do sistema. A gestão contábil verifica a receita bruta, a margem de lucro, os gastos fixos e as variáveis – mensal – anual – do seu negócio para o controle das finanças. 

 

3. Acesso facilitado às linhas de créditos 

Uma empresa com dívidas e débitos mostra que seu gerenciamento não é eficiente. Por conta disso, ter linhas de créditos aprovadas por bancos ou fornecedores dificilmente será possível. 

Entretanto, com uma gestão contábil qualificada, que proporcione uma saúde financeira da empresa positiva, colabora para aprovação de linhas de créditos quando preciso. Afinal, os bancos e fornecedores percebem que não terão prejuízos com o empréstimo de receita e o não pagamento da dívida. 

 

Gestão contábil significa pensar no futuro da empresa 

Pensar no futuro da empresa significa refletir sobre o sucesso do seu negócio no futuro. E para essa característica a gestão contábil é fundamental. Além de impedir o pagamento de juros e multas pela falta de dinheiro em caixa para cumprir com suas obrigações tributárias, o processo garante uma melhor tomada de decisão para os investimentos, pois torna mais clara as oportunidades. 



Agora que você já sabe a importância da gestão contábil para seu negócio, que tal saber mais informações sobre os serviços da MCA? Entre em contato conosco e solicite já uma cotação!



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL