fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

10 jul

Devo abrir um negócio em meio à crise?

Empreender é um desafio e tanto, são várias as dúvidas envolvidas em todo o processo. Porém, esse desafio é ainda maior quando o país está vivendo uma crise. Instabilidade, insegurança, enfim. Realmente este é um bom momento para abrir um negócio em meio à crise? A resposta para esta pergunta você encontra neste conteúdo que preparamos. Separamos os principais fatores a serem analisados, riscos e os desafios em abrir sua empresa neste período. Confira! 

 

Como está o cenário do mercado brasileiro diante da pandemia? 

 

A pandemia do novo coronavírus causou prejuízos para muitos setores brasileiros. Afinal, para evitar que a proliferação do vírus não fosse maior, foi necessário o isolamento social, e com ele a interrupção de diversos serviços por um determinado tempo. Esse fechamento ocasionou muitas demissões, diminuição da carga de trabalho dos colaboradores e uma crise financeira também a algumas empresas. 

 

Além disso, com a desaceleração do mercado, a população está com restrições para gastos, investindo somente no que é preciso para o dia a dia. Por isso que, as dúvidas são ainda maiores para empreender neste período. No entanto, abrir um negócio em meio à crise nem sempre é um erro, pode significar a solução para o sucesso da sua empresa. Para isso, é preciso estar atento ao que se destaca no mercado durante o momento. 

 

Quais os desafios para abrir um negócio em meio à crise? 

 

Para abrir um negócio em meio à crise é preciso ter em mente todos os desafios que irão fazer parte da sua empresa. Portanto, os passos são: 

 

1. Pesquise e entenda o mercado que irá investir 

 

Com certeza essa é a etapa mais importante para abrir um negócio em meio à crise: saber todas as informações sobre o mercado que sua empresa fará parte. No caso da crise desencadeada pelo Covid-19, um dos setores que cresceu, por exemplo, foi o digital. Sem poder sair de casa, houve a busca por compras de produtos online, o que pode ser uma ótima alternativa para você neste período. Afinal de contas, a pandemia modificou a forma de empreender no país. 

 

2. Tenha um bom planejamento 

 

Antes de abrir um negócio em meio à crise é fundamental ter um bom planejamento. Nele devem conter todos os objetivos buscados por você, quem deseja atingir, as possibilidades de lucro e também soluções para seu negócio caso algum imprevisto aconteça. É importante sempre pensar em como garantir uma reserva, principalmente financeira, para que quando ocorra outra crise, a empresa passe pelo período sem grandes problemas. 

 

3. Preste atenção às oportunidades do momento 

 

Diante de uma crise, é inevitável que o mercado não passe por mudanças. E são essas mudanças que é preciso ficar atento para implementar também ao seu negócio e identificar os diferenciais que elas podem trazer para o sucesso da empresa

 

4. Comece com pouco e não faça dívidas 

 

Para abrir um negócio em meio à crise é importante que você comece aos poucos, com um investimento mais reduzido, principalmente sem que haja necessidade de contrair dívidas fixas, pois elas precisam continuar sendo pagas mesmo que a empresa não tenha um faturamento significativo no início. 

 

5. Pense sempre no cliente 

 

Lembre-se que antes de tomar a decisão de empreender, que a sua empresa deve ser a solução para algo que é buscado pelas pessoas. O cliente é seu principal foco para um planejamento adequado ao empreendimento. Tenha em mente toda a jornada de compra que ele irá realizar até chegar ao seu produto, para que assim consiga oferecer o melhor para seu público. 

 

Como ter o sucesso da minha empresa durante este período? 

 

 

– Aprenda com os erros dos outros 

 

Quais são os erros cometidos por quem já empreendeu e não deu certo? Essa é uma pergunta que deve estar presente na hora de abrir a sua empresa. Por isso, faça uma análise dos erros que foram cometidos por quem já empreendeu na sua área e pense em como garantir que você não cometerá esses mesmos problemas. Com tudo isso em mente, é possível se sentir mais seguro e confiante na hora de empreender. 

 

 

– Acredite na sua ideia 

 

Como já foi citado no texto, empreender requer muitos desafios, portanto é necessário acreditar na sua ideia, o quanto ela pode ser o diferencial para as pessoas e o mercado que você atua. E durante uma crise, esse item precisa ser mais claro ainda. Acreditar na sua ideia não garantirá somente o sucesso, mas também o reconhecimento do seu negócio. 

 

Porém, é claro, não deixe de visualizar tudo que precisa ser mudado na empresa (quando necessário), as críticas também ajudam a construir degrau a degrau o seu empreendimento. 

 

Agora que você já sabe todas as dicas para empreender com segurança durante a crise, que tal contar com ajuda de quem entende do assunto, em especial para o controle financeiro da sua empresa? Entre em contato com a MCA Assessoria Contábil e saiba mais sobre nossos serviços. 



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL