fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

14 ago

Como fazer a recuperação financeira da sua empresa na pandemia?

A pandemia do Covid-19 ocasionou um abalo e tanto em diversas empresas pelo Brasil. Muitos negócios estão demitindo seus colaboradores para evitar entrar no vermelho e ter que fechar as suas portas. E como sabemos, fazer com que a empresa não seja afetada pela crise, é necessário um trabalho árduo e de muita atenção. Sua empresa está com dificuldades para recuperação financeira durante essa crise? Confira as dicas da MCA para alavancar o seu negócio neste período. 

 

Boa leitura! 

 

5 passos para recuperação financeira da sua empresa na pandemia 

 

Quando o assunto é recuperação financeira de uma empresa, não há uma fórmula específica, tudo depende da atual situação e os objetivos que você quer alcançar para sair dessa crise o mais rápido possível. Porém, uma coisa é certa, é preciso ter a estratégia correta, como você confere nas dicas abaixo. 

 

Passo 1: Planejamento é a palavra da vez 

 

O primeiro passo para a recuperação do seu negócio durante a pandemia é ter um bom planejamento financeiro. Afinal, é nele que estão todos os problemas que sua empresa está tendo no período. Informações sobre dívidas, gastos com fornecedores, pagamento dos colaboradores, tudo isso faz com que você verifique se a empresa está gastando mais do que arrecada mensalmente. 

 

Por isso, é fundamental fazer um estudo de todo o planejamento financeiro no período, mas, não esqueça, comece com a análise do fluxo de caixa, para saber onde o capital da empresa está indo. 

 

Passo 2: Analise a melhor opção de recuperação para o momento 

 

Depois de um estudo detalhado do planejamento financeiro da empresa é hora de analisar as opções para seu negócio sair da crise. É a partir dos problemas apontados no planejamento que é escolhida a melhor alternativa para recuperação financeira. Muitas dúvidas surgem nesse momento – é claro – mas algumas medidas podem ser tomadas, como, por exemplo: 

 

– cortar determinados gastos não essenciais; 

– reduzir o tamanho da empresa; 

– redução da jornada de trabalho dos colaboradores; 

– realizar algumas melhorias e mudar os serviços e produtos oferecidos; 

– trocar de ramo; 

 

É importante lembrar que, na maioria das vezes, a recuperação financeira da empresa requer investimento de um capital, por isso é fundamental ter uma análise completa da situação, para que assim seja projetado o futuro do seu negócio – o que ele produz e irá produzir no futuro. Até mesmo, para se necessário, buscar alguma linha de crédito para honrar com os pagamentos dos colaboradores, fornecedores, dívidas e também investir. 

 

Passo 3: É momento de reestruturar as dívidas 

 

Um dos problemas mais comuns quando falamos em crise é a falta de recursos para o pagamento de contas, principalmente do dia a dia da empresa. E é nesse momento que entra o terceiro passo: a reestruturação das dívidas. Essa etapa serve para colocar na planilha todos os débitos que precisam ser cumpridos, como o pagamento de fornecedores, colaboradores, tributos, entre outros. 

 

A partir do que é arrecadado pela empresa, do que tem em caixa, tenha em mente quais dessas dívidas precisam ser honradas primeiro e quais podem ser renegociadas para o pagamento futuro. Essa é uma etapa que precisa ser avaliada de tempos em tempos para analisar os resultados e buscar novas estratégias – se necessário. 

 

Para priorizar os pagamentos, lembre-se: 

 

– Se a empresa precisa dos serviços de terceiros para continuar a sua produção, priorize os fornecedores. 

– Se o seu negócio, a partir de licitações, presta serviço para o governo, os débitos tributários precisam ser prioridades também. 

– Sempre observe os credores com juros mais elevados, para evitar o pagamento de dívidas com multas e juros altíssimos. 

 

Passo 4: Reduza custos 

 

Depois de reestruturar as dívidas é momento de avaliar todos os gastos que podem ser cortados da empresa. Priorize os serviços essenciais para permanecer. Os cortes devem ser significativos, desde os menores até os maiores, tudo isso conforme a avaliação feita no planejamento. 

 

Para a recuperação financeira da empresa durante a crise esses itens farão toda diferença para que seu negócio tenha mais dinheiro em caixa e consiga passar pela fase com os menores impactos possíveis. 

 

Passo 5: Pondere as alternativas tomadas 

 

Por fim, depois de todos esses passos, é preciso avaliar os resultados obtidos com essas medidas. Elas foram positivas? Tiveram resultados significativos para recuperação da empresa na crise? Se sim.. esse é o caminho certo, mas caso tenha ocorrido o contrário, é hora de buscar novas estratégias e ver o que mais se adapta às condições do seu negócio nesse período delicado. 



Gostou das dicas? Para esse momento, é importante contar com um escritório de contabilidade de confiança para te auxiliar nas melhores estratégias para recuperação financeira da sua empresa na crise, assim como a MCA. Entre em contato e solicite uma cotação agora mesmo. 



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL