fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

27 abr

Sua empresa investe em planejamento tributário?

O planejamento tributário é uma ferramenta inteligente e essencial para as empresas que buscam reduzir os custos com impostos e otimizar a gestão financeira. Você conhece e investe nesse tipo de estratégia?

Saber quais são os tributos obrigatórios para a sua empresa é o primeiro passo para não ser surpreendido financeiramente. Mas além disso, com a ajuda de escritórios e assessorias contábeis, é possível criar planejamentos  para fazer o pagamento de forma correta dos impostos. Tudo de acordo com as normas e leis aplicadas ao seu ramo de atuação. 

Trata-se de um conjunto de estratégias legais que visam aproveitar as oportunidades oferecidas pela própria legislação tributária, de acordo com o perfil e as atividades de cada negócio. 

Continue acompanhando este material e descubra um pouco mais sobre essa oportunidade de economia para você e seu negócio.

Algumas vantagens do planejamento tributário

Se você acompanha as notícias e curiosidades sobre contabilidade, deve ter ouvido recentemente sobre o caso da embalagem do Sonho de Valsa.

Apenas pelo planejamento tributário e acompanhamento lícito das normas nacionais, a Lacta, empresa responsável pela produção do chocolate, foi capaz de zerar o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) do bombom com a troca da embalagem. Mudando o formato “enrolado” para um “selado”, Sonho de Valsa passou a ser considerado como wafer, fugindo assim legalmente da tributação.  

Conheça mais detalhadamente alguns exemplos das vantagens desse planejamento para comércios, serviços e empresas.

Economia nos tributos

Escolhendo o regime tributário mais adequado e utilizando os benefícios fiscais disponíveis, a empresa pode diminuir a carga tributária e aumentar a lucratividade.

Evitar problemas com o Fisco

Seguindo as normas e obrigações tributárias, a empresa evita multas, juros e penalidades que podem comprometer o seu patrimônio e sua reputação.

Melhorar a tomada de decisões

Ao ter um controle sobre os impostos e suas implicações, a empresa pode planejar melhor os seus investimentos, custos e receitas, além de identificar possíveis riscos e oportunidades.

💡 Leia também, “Redução de custos. Como a contabilidade pode ajudar sua empresa?

Os principais tipos de planejamento tributário

A auditoria e planejamento dos tributos segue, basicamente, o mesmo objetivo. Porém vale saber que esse tipo de trabalho pode ser executado de formas diferentes na sua empresa, seguindo uma atuação mais ampla ou focada, de acordo com a sua necessidade.

Operacional

Utilizando procedimentos prescritos por lei, esse tipo de planejamento tributário busca, basicamente, o cumprimento das obrigações fiscais. Aqui, operacionalmente, se busca a agilidade no pagamento das taxas e tributos para, assim, gerar redução nos valores pela antecipação do pagamento.

Estratégico

Este tipo de planejamento tributário envolve um pouco mais de estratégia e definição de metas. Projetando o futuro do negócio, sua visão, missão e valores, é definido o tipo de regime tributário a se seguir levando em conta questões como a localização, estrutura de capital e o ramo de atuação, presente e futuro, da empresa.

Tático

Aqui, a principal diferença está no planejamento voltado diretamente para a áreas e departamentos da empresa. Nesse sentido, o planejamento tributário é feito de maneira estratégica para todo o corpo da empresa, mas uma outra estratégia, definida para cada setor com metas e objetivos, é criada separadamente.

Além de escolher o método mais correto para sua instituição, para que o planejamento tributário seja eficaz, é preciso contar com o apoio de profissionais qualificados e experientes no assunto. 

Conte com o apoio de empresas especialistas em planejamento tributário

O planejamento e auditoria contábil está se tornando um serviço cada vez mais explorado por profissionais, negócios e empresas de todos os tipos e tamanhos, contudo, escolher a empresa certa para esse trabalho também é importante. A assessoria contábil precisa contar com equipe diversificada e experiente no assunto, como a MCA. Nós oferecemos soluções personalizadas de planejamento tributário para os nossos clientes, com base em uma análise detalhada do seu negócio e do seu cenário fiscal.

Nós ajudamos você a escolher o melhor regime tributário para a sua empresa, seja ele o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real. Orientamos também sobre as formas de apuração dos impostos federais, estaduais e municipais, bem como sobre os créditos tributários que você pode utilizar para reduzir a sua carga fiscal.

Além disso, escolher uma empresa com experiência e em constante atualização ajuda no acompanhamento das mudanças na legislação tributária, mantendo você informado sobre as novidades e as obrigações que afetam o seu negócio. 

Se você quer investir em planejamento tributário e ter mais eficiência na sua gestão financeira, entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento sem compromisso. A MCA Assessoria Contábil está pronta para atender sua empresa e ajudar você a alcançar os seus objetivos.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL