fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

22 fev

Redução de custos. Como a contabilidade pode ajudar sua empresa?

A redução de custos é uma das principais preocupações das empresas em todo o mundo. Independente do tamanho da instituição ou comércio, esse é um ponto de especial atenção em um cenário de competitividade acirrada e de desafios econômicos

Uma das estratégias para atingir essa meta de redução de custos é contar com a ajuda de uma empresa de contabilidade. Oferecendo soluções e orientações, este tipo de assessoria contábil pode ser o diferencial para que você encontre alternativas para executar ou otimizar sua gestão financeira.

Com os processos diários de trabalho, gestão de equipe e fornecedores, é comum que gestores, principalmente aqueles que estão iniciando no mundo do empreendedorismo, acabem não prestando atenção em cada pequeno detalhe de suas próprias companhias.

Para evitar erros e prejuízos, e mitigar dificuldades é que as empresas de processamento contábil, como a MCA, trabalham. Acompanhe nosso material e descubra mais detalhes sobre essas atividades.

O papel da empresa de contabilidade na redução de custos

“Mais caro do que investir em contabilidade, é arcar com os prejuízos de não ter investido em contabilidade”. Essa frase, sem origem definida, é uma representação simples de como o uso inteligente de recursos, começando com a contratação de uma assessoria contábil, pode facilitar o seu trabalho.

Atuando lado a lado com o gestor da empresa, ou equipe, uma empresa de contabilidade inicia o processo de redução de custos com uma análise completa de todos os processos. 

Conhecendo desperdícios e obrigações, é possível tratar da saúde da empresa desde a compra de insumos até o pagamento de impostos em cima de cada venda ou realização de serviço. Com o devido reconhecimento de dívidas, é possível também conhecer os custos estratégicos e não estratégicos que podem ser evitados e reduzidos com pequenas ações ou grandes mudanças.

Para deixar ainda mais claro para você, as diferenças que uma empresa de contabilidade e assessoria contábil, como a MCA, podem fazer na redução de custos do seu negócio, dividimos algumas destas ações em três tópicos. Confira.

Pequenas empresas

  • Consultar viabilidade e elaboração de contratos necessários para a abertura correta da empresa.
  • Educar na necessidade de um controle rigoroso das finanças, com o registro diário de todas as movimentações financeiras.
  • Planejar o pagamento de impostos e obrigações fiscais para evitar multas e juros.
  • Auxiliar na análise e processamento da folha de pagamentos
  • Analisar as despesas fixas e buscar soluções para reduzi-las, como renegociar contratos e buscar alternativas mais econômicas.

Médias empresas

  • Realizar auditorias financeiras para identificar possíveis desperdícios e oportunidades de redução de custos.
  • Indicar o uso de softwares de gestão integrados para automatizar processos e torná-los mais eficientes.
  • Educar na cultura de redução de custos entre os colaboradores, incentivando a busca por soluções mais econômicas.
  • Trabalhar com a admissão e demissão de funcionários, formalizando pedidos e evitando problemas.

Grandes empresas

  • Usar inteligência financeira para análise e gestão dos dados.
  • Trabalhar em conjunto com uma equipe interna de contadores e analistas para reduzir demandas.
  • Realizar um diagnóstico detalhado dos processos financeiros e buscar soluções para otimizá-lo.
  • Analisar os gastos com fornecimento, transporte e gestão de insumos e identificar oportunidades de negociação e redução de custos.
  • Desenvolver e assessorar no planejamento tributário..
  • Realizar investimentos em tecnologia e automação de processos para tornar a gestão financeira mais eficiente.

Está iniciando sua empresa ou estabelecendo seu negócio e ainda não sabe se deve contratar os serviços de uma assessoria contábil para a redução dos seus custos e cuidado com a saúde fiscal? Confira aqui alguns de nossos outros conteúdos e siga a MCA no Instagram, Facebook e Linkedin para mais dicas.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL