fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

24 mar

Contabilidade Digital – A tecnologia aliada da sua administração

O uso de tecnologia para o aprimoramento de serviços é algo natural para todos os setores. Com a contabilidade digital, inovação fundamental no meio contábil, não é diferente.

Atualizando métodos e plataformas de trabalho, esse tipo de transformação permite que profissionais e clientes possam, de maneira ágil e contínua, encaminhar informações e resolver possíveis problemas.

Mas como funciona esse tipo de contabilidade digital? Será que ela pode ser aplicada no fluxo de trabalho da sua empresa? Continue lendo e descubra, neste artigo, como esse formato de trabalho pode ajudar toda sua rotina e gestão!

💡 Leia também, “eSocial: o que é e quais suas vantagens para as empresas”.

O que é contabilidade digital?

Mais do que representar a revolução na otimização dos serviços contábeis por meio de softwares e plataformas online, a contabilidade digital agrega novos conceitos de automação, inteligência artificial e análise de dados.

Também chamada de contabilidade 4.0, esse tipo de atendimento pode ser aplicado em ações como:

  • Fluxo de caixa 
  • Folha de pagamento
  • Apuração de impostos
  • Controle de pagamento/recebimento 

De maneira automatizada, e com margem de erro quase zero, essa troca de dados e atualização de tabelas em tempo real é uma forma para que o contador participe de maneira efetiva das atividades da empresa.

Mesmo estando a quilômetros de distância, o profissional de contabilidade pode ajudar na tomada de decisões e direcionamento financeiro de novos projetos.  

Vantagens para clientes e profissionais

A implantação da contabilidade digital, com toda sua automação e agilidade de processos, pode trazer uma série de melhorias para contadores e clientes. 

Confira algumas das principais.  

Produtividade

Com a implementação de softwares nos mais variados níveis da gestão da empresa, uma série de tarefas que antes exigiam atenção e trabalho extra agora podem ser automatizadas.

Ao final de um processo de compra ou venda de produtos, transferência de itens ou valores, os próprios programas integrados podem repassar ao time contábil as informações necessárias. Esse aumento de produtividade pode ser sentido em todos os níveis da gestão.

Informação e atendimento

Fazendo o monitoramento de vendas e demais relatórios financeiros em tempo real, a contabilidade digital pode ajudar a integrar o atendimento e oferecer informações de maneira muito mais eficiente.

Segurança

Não depender de documentos físicos, sua entrega e armazenagem por longos períodos de tempo pode ser uma grande melhoria na segurança da sua empresa. As plataformas da contabilidade digital podem ser integradas com o internet banking da empresa, cortando mais uma etapa e ajudando a evitar erros. 

Além disso, empresas que oferecem a contabilidade digital naturalmente se preocupam com as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais.

💡 Leia mais em “LGPD: qual o impacto na empresa de contabilidade”.

Transformação pela contabilidade digital

Quando pensamos em contabilidade, o que primeiro vem à mente são as pilhas infinitas de papel, máquinas calculadoras, documentos, listas e muita burocracia. Mas esse universo está mudando a passos largos com a digitalização! 

Independentemente do porte ou do segmento do seu negócio, buscar profissionais que operam com esse padrão é fundamental para o futuro e sucesso do seu negócio.
Continue acompanhando os conteúdos da MCA Contabilidade e descubra como seu comércio, serviço ou empresa pode se diferenciar com esse tipo de gestão.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL