fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

19 dez

Negócios lucrativos: quais os principais destaques para 2023

O ano de 2022 mostrou que, com perseverança e boas ideias, mesmo em situações de crise como a pandemia, ainda é possível criar negócios lucrativos e sustentáveis. Resolvendo problemas nascidos das rotinas de home office e uma série de novas realidades, muitos desses empreendimentos são, hoje, fontes para cases de sucesso.  

Mas em 2023, que tipo de negócios lucrativos esperar desses próximos 12 meses?

Se o espírito empreendedor está te levando a investir, criar e inovar em novos projetos ou até mesmo uma fonte paralela de renda, acompanhe esse apanhado de dicas que a equipe da MCA Contabilidade organizou e fique por dentro das maiores apostas do mercado para o futuro próximo!

Antes de investir

Naturalmente, antes de embarcar em um novo investimento ou promessa de sucesso, é fundamental conhecer não só o “macro” do mercado, mas também o “micro”, no sentido de avaliar sua praça de venda, possíveis riscos pessoais, estrutura e equipe necessárias.

Uma das primeiras coisas a se fazer é pesquisar o mercado para ter uma noção do tamanho do potencial de vendas do produto. Com um mercado receptivo o suficiente, ou um diferencial que possa validar o seu plano de negócios, é possível seguir com o desenvolvimento de toda a estrutura necessária para firmar um negócio lucrativo.

Ecossistema de criação e manutenção de fintechs.

A cada dia surgem soluções digitais mais modernas, práticas, otimizadas e menos burocráticas para pessoas e empresas que precisam de serviços bancários. 

Nessa nossa nova era dos bancos 100% digitais, uma série de serviços para sua manutenção e desenvolvimento estão atraindo empresários que, com equipes plurais e totalmente home office, estão criando soluções e negócios lucrativos para manter esse novo nicho operante.

Equipes de atendimento, treinamento, gestão de tecnologia da informação, desenvolvimento de aplicativos, banco de dados e muito mais ganham destaque contando com alta demanda dessas novas empresas que, graças às novas regulamentações do Banco Central, devem se expandir cada dia mais.

Processamento e serviços de Inteligência Artificial

Ainda nas tecnologias, a criação de estruturas para o processamento e desenvolvimento de computação e análise de dados para Inteligências Artificiais, são oportunidades consideráveis graças aos infinitos tipos de negócio que podem usar seus tipos de serviços.

Prevendo padrões de compra, estabelecendo promoções ultra customizadas baseadas nas necessidades de cada um de seus clientes, melhorando a experiência dos clientes e muito mais, esse tipo de processamento de dados se torna cada dia mais necessário como solução terceirizada ou criada do zero dentro das grandes empresas.

Social Commerce

É bem possível que você já tenha comprado, pelo menos, um produto via Instagram, Facebook ou outras Redes Sociais.

Esse tipo de Social Commerce, ou, em tradução livre, Comércio Social, vem ganhando espaço com as facilidades que as plataformas estão oferecendo na hora de divulgar seus itens e cobrar por eles sem a necessidade de programas intermediários. Segundo relatório, esse tipo de atividade deve crescer até 30% nos próximos 5 anos.

O Brasil, ano após ano, é destaque no uso das redes sociais e, com o baixo custo necessário para iniciar um projeto de varejo com vendas exclusivamente on-line, esse é um tipo de empreendimento que pode facilmente se tornar um negócio de sucesso.

No digital, os negócios lucrativos prometem prosperar

Empresas verdes (ESG).

Em um cenário de cada vez maior preocupação com o impacto das empresas no meio ambiente e o futuro do planeta, a sustentabilidade e as práticas ecologicamente corretas são alguns dos pontos que mais estarão em evidência.

Os novos padrões de sustentabilidade, principalmente para grandes empresas exportadoras, obrigaram as empresas a inovar e se associar a pequenas companhias com soluções inovadoras para se aproximarem cada vez mais das três letras do ESG (sigla em inglês para ambiental, social e de governança). Esses tipos de startups, nos últimos 10 anos, já receberam juntas US$ 991 milhões em aportes e investimentos. Um negócio lucrativo que atrai os olhos de cada vez mais empreendedores.

Implementação de processos de logística sustentável, criação de bens mais duráveis e o uso e aplicação de materiais sustentáveis são apenas algumas dessas ideias procuradas por empresas que buscam os selos verdes.

Franquias

No primeiro semestre de 2022, o mercado de franquias faturou mais de R$ 91 bilhões. Esse é um número bastante expressivo e que explica um pouco desse sucesso que o setor alcançou.

Com opções para todos os níveis de investimento, as franquias, em sua maioria, são estabelecidas em formatos de negócio já validados pelo mercado e que, em grande parte, terão um sucesso baseado no planejamento de instalação e gestão da marca.

Entre os modelos com potencial mais robusto de sucesso para 2023 estão alternativas como casa e construção, moda e, novamente, o setor de alimentação.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe outros de nossos artigos e dicas para gestão e criação de negócios lucrativos e não esqueça de nos seguir no Instagram e Facebook para mais informações.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL