Você sabe o que faz um contador?
Quando se pensa na profissão de contador, a primeira coisa que vem à cabeça são números e mais números… Mas, você já imaginou o que faz um contador dentro das empresas e demais setores de atuação? Qual é sua função e o quão diferencial é ter esse profissional para controle das finanças e tomada de decisões?
Pois bem, a maioria das pessoas não sabe realmente qual é o papel do contador e o quanto ele tem a colaborar para a produtividade da empresa. O contador é o responsável por conduzir atividades contábeis, econômicas, tributárias, patrimoniais e trabalhistas.
Vale lembrar que, há alguns anos, a profissão era restrita ao controle de contas e pagamentos de impostos, mas, com o decorrer dos anos, esse conceito foi se aprimorando, e, hoje, o contador é parte fundamental para o sucesso da empresa.
O contador é o profissional que precisa estar a par das leis, principalmente trabalhistas, que se modificam a todo momento, para o melhor gerenciamento financeiro de uma empresa. Além disso, a profissão de contador tem um leque enorme de atuações.
Logo, para que você entenda quais são elas, a MCA Assessoria Contábil preparou esse post explicando melhor o trabalho deste profissional. Confira!
Afinal, o que faz um contador?
Auditoria contábil
Uma das áreas que o contador pode atuar é na auditoria contábil. Nesse caso, fica a cargo do profissional analisar os documentos da empresa e verificar sua exatidão nos registros contábeis. Com isso, fraudes e prejuízos futuros são evitados.
Após análise, o contador produz um relatório de auditoria de acordo com os aspectos fiscais, administrativos, econômicos e financeiros, dando soluções para os problemas encontrados e para melhor produtividade da firma.
Gestão de empresas
A boa gestão de uma firma está inteiramente ligada à contratação de um contador. Afinal, a gestão inicia desde o momento de abertura da empresa, que deve ser feita com auxílio do profissional, já que ele pode fazer o registro do estabelecimento junto aos órgãos competentes para liberação de alvarás.
Além disso, fica a cargo do contador também a parte do departamento pessoal e outras demandas da empresa. Na gestão dos trabalhadores, o profissional pode elaborar:
– contratos de trabalho
– fechamento da folha de pagamento
– cálculo de férias
– alterações na carteira de trabalho como cargo e salário
– elaborar documento de rescisão
Já para a empresa:
– fluxo de caixa
– contas a pagar
– investimentos
– empréstimos
– pagamento de guia de impostos: ICMS, PIS, COFINS e IPI
Controladoria
Na controladoria, o que faz um contador tão importante é a estratégia. Aqui, o profissional ajuda os gestores da empresa na tomada decisões a partir dos controles de desempenho, fiscal e financeiro.
O contador verifica os potenciais de crescimento da firma, apontando seus pontos fracos e fortes. Para os fracos, indica possíveis soluções baseado no foco principal que a empresa quer atingir. E para os fortes, estipula padrões de qualidade a serem aplicados para o aumento dos resultados.
Atuária
É a área da contabilidade que cuida da parte da previdência e seguros. Nesse ramo, o contador trabalha diretamente com o cálculo das indenizações, premiações e gerenciamento de fundos de investimento.
Agora que você já sabe o que faz um contador e qual sua importância dentro de uma empresa, que tal contratar um escritório para gerenciar a sua? A MCA há mais de 30 anos colabora para o crescimento das empresas.
Entre em contato conosco e solicite já uma cotação!