fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

25 jan

Por que fazer o balanço anual da empresa?

Independente do tamanho da sua empresa, existe um documento que se torna motivo de estresse e tensão entre a equipe de gestão quando o final do ano vai se aproximando: o Balanço Anual.

Também conhecido como Balanço Patrimonial, o Balanço Anual é um documento demonstrativo financeiro que apresenta, por completo, a situação financeira do negócio. Esse demonstrativo, idealmente, deve ser acompanhado por você e por um contador ao longo de todo o ano.

Atualizando dados e colhendo informações sobre todos os tipos de ativos e passivos ligados ao seu negócio, o documento é fundamental. Principalmente para ter uma organização e consciência da situação financeira que pode, muitas vezes, ser o diferencial para o sucesso ou fracasso de todo o seu trabalho a curto e longo prazo. 

Lembre-se, o registro do balanço anual do seu negócio é um item obrigatório, conforme o inciso I da Lei 8.666/93, porque o empreendimento necessita de comprovar a própria condição financeira.

Por outro lado, o microempreendedor individual (MEI) não será obrigado a fazer o balanço anual. Porém, todos os outros tipos de negócio deverão fazê-lo!

Para ajudar nessa situação, a equipe da MCA Contabilidade criou esse guia para você compartilhar com sua equipe. Aumente essa conscientização e agilize o trabalho para o ganho de todos. Confira!   

Benefícios do balanço anual

Para qualquer gestor, é fundamental tomar decisões baseadas em dados reais de sua empresa e do mercado. As informações sobre os altos e baixos do mercado não são de sua responsabilidade, mas a organização e o controle de sua empresa, para comparativos, são.

O Balanço Anual, além de um dever, é também um auxílio pois permite avaliar a situação financeira e os resultados econômicos da empresa ao longo do ano. Listamos apenas 4 dos benefícios que consideramos mais importantes para te incentivar na hora de executar esse relatório:  

Tomada de decisão 

O Balanço Anual fornece informações precisas e confiáveis sobre a situação financeira da empresa, permitindo que o gestor tome decisões estratégicas e financeiras com base em dados reais.

Identificação de problemas 

O documento pode ajudar a identificar problemas financeiros, invisíveis quando não comparados com grandes janelas de análise, e que possam estar afetando a empresa, como dívidas elevadas ou baixas margens de lucro.

Melhoria da gestão financeira

Otimizar o uso de recursos se torna muito mais fácil quando temos as informações necessárias em mãos. Os dados do  balanço patrimonial permitem que o gestor avalie e aprimore as práticas financeiras da empresa.

Transparência para investidores

O Balanço Anual é um documento público e obrigatório, que deve ser apresentado aos órgãos reguladores e aos investidores. Isso promove a transparência e a confiança na empresa, principalmente quando se busca financiamentos e investimentos externos que só poderão ser feitos mediante a análise da saúde e validação do seu negócio.

Como fazer o balanço anual da empresa?

Para fazer o balanço anual, a empresa deve reunir todas as informações financeiras do ano. Essas informações devem ser registradas de acordo com as normas contábeis e servirão de base para o relatório.

São três as informações da sua empresa que devem constar no balanço anual:

Ativos

Esta informação envolve tudo que gera algum valor econômico para a sua empresa, como bens e contas a receber. Estes ativos são divididos entre Ativos Circulantes, que geram valor em menos de 1 ano para a empresa, e Ativos Não Circulantes, que por sua vez levam mais de 1 ano para gerar valor.

Vale lembrar que no quesito Ativos Não Circulantes são considerados, por exemplo, recebimentos parcelados para além do período de 1 ano; investimentos; bens imobilizados, como os bens necessários para o funcionamento da empresa, imóveis automóveis e maquinários; bens intangíveis, como a marca e direitos autorais.   

Passivos

Todas as obrigações, despesas fixas ou variáveis e dívidas de uma empresa caem nesta parte do relatório. Assim como os ativos, os passivos da empresa também são divididos entre Circulantes, com um prazo de vencimento inferior a 1 ano e Não Circulantes, despesas e dívidas com vencimento superior a este período.

Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido é o resultado que obtemos da subtração ativos – passivos. Se esse valor for positivo, significa que a empresa obteve lucro no período analisado. Se for negativo, significa que infelizmente houve prejuízo.

Quem é responsável pelo balanço financeiro?

O responsável pelo Balanço Anual dentro de uma empresa é geralmente o contador ou o departamento financeiro. Este é o profissional ou setor responsável por garantir que as informações financeiras da empresa para os documentos de prestação de contas estejam precisas e completas.

Estes responsáveis  também devem garantir que as contas da empresa estejam de acordo com as leis e normas contábeis vigentes. Além disso, o responsável pelo Balanço Anual também é responsável por garantir a transparência das informações financeiras da empresa para seus acionistas, investidores e outras partes interessadas.

Conclusão

Apesar de todo o significado do Balanço Anual, é importante lembrar que o trabalho de sua formulação não é realizado de uma só vez. Mas é preciso planejamento!

Tenha seus documentos sempre registrados e não deixe atrasar relatórios como o balancete mensal. É através dessas pequenas partes que será construído o documento anual e outros itens importantes como o demonstrativo financeiro.

Esteja informado sobre as suas obrigações! Caso seja necessário, contrate uma empresa de contabilidade, como a MCA, para auxiliar com estes cálculos e regras.

Continue acompanhando outras dicas em nosso blog, acesse nossa página principal e conheça nossos serviços.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL