Entenda como abrir um e-commerce e se reinventar na crise
Reinventar-se: com toda certeza essa é a palavra da vez, principalmente com a atual situação de crise que nosso país está passando devido à pandemia do novo coronavírus. Com algumas empresas físicas fechadas, a alternativa para continuar as vendas e manter o faturamento é investir na venda pela internet, os conhecidos e-commerces. Você sabe como abrir um e-commerce? Continue a leitura deste texto e confira as dicas.
O que é um e-commerce?
Antes de falar como é possível abrir um e-commerce, é necessário explicar do que ele se trata. E-commerce ou também pode ser chamado de comércio eletrônico nada mais é do que um modelo de negócio conhecido por realizar vendas totalmente pela internet.
Porém, não é somente a venda de produtos ou serviço que ocorre pela internet, mas, também, todo o processo anterior à compra, como a pesquisa feita pelo cliente, a escolha do produto ou serviço que ele deseja, o pagamento da compra, a chegada do pedido para loja e por fim o envio até a endereço indicado pelo cliente.
É importante ressaltar também que, de acordo com pesquisa realizada pelo Compre e Confie em parceria com o E-commerce Brasil, somente em 2019, esse tipo de empresa teve um crescimento de 22,7%, tendo um faturamento de mais de R$ 75 bilhões no país.
4 passos para abrir um e-commerce e se reinventar na crise
Depois de descobrir o que é um e-commerce, é hora de saber os 4 passos para abrir um e-commerce e poder se reinventar no atual período. Confira!
1. Comece pelo planejamento
O primeiro passo para abrir um e-commerce, assim como qualquer outros projeto, é criar um planejamento. Ele é o responsável por organizar todas as suas ideias e dúvidas durante o processo de abertura da sua empresa na internet. Para isso, é preciso responder três perguntas básicas.
– Que tipo de produto ou serviço irei vender?
Com certeza, a maioria das pessoas que estão no processo de abrir um e-commerce já tem definido o tipo de nicho que irá investir, no entanto o contrário também ocorre. Portanto, se você ainda não sabe, a dica é pesquisar, observe o que é tendência e está tendo sucesso no momento.
– Qual o meu público-alvo?
Investir sem identificar seu público-alvo, é impossível. Por isso, seja bastante criteriosos na hora de definir para quem deseja vender, esse é um dos principais passos para o sucesso do seu e-commerce.
– Se for necessário, quem serão os meus fornecedores?
Nesse caso, faça uma pesquisa de quem serão os seus fornecedores, conte com a ajuda do Google para saber os do seu mercado de atuação.
Depois de respondidas essas perguntas, é possível definir o seu planejamento e já ir pensando nas estratégias que irá utilizar para venda dos produtos e\ou serviços, principalmente para que ele se torne uma referência no setor que você está investindo.
2. Determine uma estrutura
Após finalizar o planejamento, agora é a vez de definir a estrutura do seu e-commerce. Nessa etapa são definidos os canais que você irá usar para a loja: canal de audiência e de vendas.
O canal de audiência é o responsável por atender e interagir com o público-alvo. As redes sociais, como, por exemplo: Facebook e Instagram. Aqui, eles não servem apenas para venda, mas, também, para trabalhar a marca e impactar o público.
Já o canal de conclusão de vendas é o local onde o cliente vai comprar os produtos e\ou serviços oferecidos pelo seu e-commerce. Para isso, é preciso utilizar uma plataforma e comprar o domínio da loja online, conhecido como endereço eletrônico.
3. Avalie as opções de pagamento
O terceiro passo é pensar sobre as opções de pagamento que irá oferecer no seu e-commerce. Uma das maneiras é contar com a ajuda de processadores de pagamento. Eles recebem os dados de pagamento do cliente, processam o pagamento, entram em contato com as financeiras responsáveis pelos cartões de crédito, para que você possa liberar o pedido.
4. Priorize pela agilidade na entrega
Por fim, a agilidade na entrega dos produtos e\ou serviços é fundamental para o sucesso do seu e-commerce. Afinal, o consumidor quer uma compra rápida e entrega também. Portanto, a prioridade, nesse caso, é um processo rápido na procura do produto, na compra e no envio do mesmo para o cliente.
Agora que você já sabe os principais passos para abrir um e-commerce, que tal investir no seu hoje mesmo? Essa é uma ótima ideia para se reinventar e lucrar durante a crise. Quer conferir mais conteúdos como este? Siga a MCA Assessoria Contábil nas redes sociais: Facebook e Instagram.