fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

27 mar

O que é o ROI e como calcular de maneira certa o retorno sobre investimento da sua empresa

O Retorno Sobre o Investimento, também chamado de ROI, é uma métrica importante para as empresas, e que deve sempre estar no radar de quem faz o planejamento e ações de investimento em programas, por exemplo, de marketing. Esta métrica é usada basicamente para que sua empresa saiba quanto ganhou com determinado investimento, avaliando, dessa forma, o retorno sobre o valor que foi depositado nesse projeto.

Em mais este artigo da MCA vamos explicar um pouco mais sobre o tema e mostrar como calcular o ROI da empresa da melhor forma. Acompanhe com a gente!


Calcular ROI da empresa: um ato necessário


É muito comum associar ROI ao marketing. Isso acontece, pois com campanhas on-line e investimentos em publicidade, fica muito fácil de saber e entender sobre o retorno sobre investimentos da empresa. Mas esse tema pode estar presente em outras áreas e é disso que vamos falar agora.

O que é a receita e o que é a despesa: entendendo o ROI da empresa


Para calcular o ROI, tudo que a empresa investe visando obter alguma receita, como tecnologia, anúncios, colaboradores e recursos financeiros no geral, deve entrar na conta, para que o resultado seja preciso.

Já a receita se dá por todos os valores financeiros gerados pelo investimento que foi realizado. Em um investimento em pessoas, treinamentos e tudo mais, é importante entender quais são os ganhos provenientes exclusivamente da verba que foi alocada.

calcular ROI da empresa é fundamental

Como calcular ROI da empresa, na prática

Para entender como calcular o ROI da empresa, existe uma fórmula simples e prática que você pode colocar em funcionamento hoje mesmo.

Receita – custo
____________
    custo

Um exemplo para ajudar a ilustrar. Imagine que o ganho da empresa foi de 500 mil reais e o custo de investimento em equipamentos ou capacitação foi de 50 mil. Nesse caso, receita menos o custo fica o valor de 450 mil. 


Pegando esses 450 e dividindo por 50, o resultado é 9.

Logo, seu retorno sobre investimento foi de 9. Ou seja, nove vezes o investimento inicial.

Ou, levando em porcentagem, foi de 900%. O que seria, se os números fossem reais, um excelente ROI para mensurar e avaliar os resultados de sua empresa.

Calcule o ROI e tenha melhores resultados para o seu negócio


Tudo que falamos nesse texto é de fundamental importância para o seu empreendimento. Ainda mais no cenário atual, em que o investimento precisa ser mais assertivo e eficiente

Com cálculos simples como este, é possível avaliar de forma minuciosa todos os resultados, visando sempre investimentos posteriores e para entender o que deu certo e o que deu errado para serem feitos os ajustes necessários.

Ter uma empresa exige diversos cuidados como o ano fiscal, ponto de equilíbrio financeiro, notas fiscais, redução de custos e, quando necessário, melhorias e campanhas até mesmo de marketing e propaganda. O ROI entra em todos os pontos, já que precisamos pensar sempre no retorno do que está sendo investido. 

Até para entender se a empresa está lucrando ou apenas pagando suas contas. 

Para isso você pode contar com ferramentas de automação, com uma assessoria contábil que pode te auxiliar em demandas fiscais e custos de funcionários e investimentos.

Se você está iniciando no mundo dos negócios, como empreendedor ou funcionário, e segue na dúvida se precisa contratar os serviços de uma assessoria contábil, entre em contato com a MCA! 

Com parceiros como nós, você pode ter mais cuidado com a saúde fiscal e reduzir seus custos, o que todo negócio procura atualmente. Clique aqui e confira alguns de nossos conteúdos que podem te auxiliar e aproveite para nos seguir nas redes sociais para atualizações frequentes!



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL