fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

13 fev

Certificado Digital: o que é e para que serve o serviço?

Você já ouvir falar sobre certificado digital? Entende pra que ele serve? Se uma das suas respostas for não, a MCA Assessoria Contábil te explica o que é, pra que serve e quais os principais benefícios desse serviço. Em tempos de tantas fraudes e golpes digitais, vale a pena se inteirar do assunto! Confira! 

 

O que é certificado digital?

 

Podemos começar resumindo que o certificado digital é um documento que serve como identidade eletrônica para pessoa física e também pessoa jurídica. É como se fosse um RG (Carteira de Identidade), um documento de identificação autêntico de reconhecimento pessoal, uma assinatura digital com validade jurídica

Esse documento foi criado com o objetivo de facilitar a vida de pessoas físicas e jurídicas otimizando a assinatura de documentos e reduzindo custos de burocracias com impressões e cartórios. Muitas das tarefas que seriam solucionadas somente presencialmente, agora podem ser solucionadas online com praticidade e segurança.

Cada documento do serviço tem um nome e um número exclusivo – uma Chave Pública ou Privada – e é isso que garante a segurança das informações. Cada informação possui um sistema de criptografia assimétrica, essas chaves são geradas por funções matemáticas – tudo que uma assinar somente a outra pode autenticar. 

O armazenamento desse documento pode ser feito através de um computador, de um servidor, de um hardware ou até mesmo na nuvem ou no dispositivo móvel.

 

Quem pode e precisa ter um certificado digital?

 

Qualquer pessoa que deseja ter suas atividades online protegidas de forma segura e autenticada, pode ter o certificado digital – tanto pessoas físicas, quanto jurídicas. Já para as empresas que emitem nota fiscal eletrônica e as que estão inscritas nos regimes tributários de lucro real ou lucro presumido – é exigência que tenham o serviço. 

 

Quais os benefícios em ter o certificado digital?

 

Os principais benefícios são agilidade, praticidade, segurança e economia. Assim como:

 

 

– Redução de custos e tempo

 

Como já citamos, com o certificado digital é possível reduzir os custos com cartório, impressões e serviços burocráticos que podem ser resolvidos online de qualquer lugar do mundo. Automaticamente gera ganho de tempo, que ao invés de ficar enfrentando os trâmites pessoalmente, você pode resolver online com praticidade e segurança. 

 

 

– Segurança e autenticidade jurídica

 

A mesma autenticidade pública e validade jurídica que um cartório garante, todo documento assinado com certificado digital também tem. De forma bem mais simples e rápida.

 

Que atividades podem ser realizadas com o certificado digital?

 

As principais atividades que podem ser seguradas pelo certificado digital, são atividades como transações bancárias; assinatura de notas fiscais; assinatura e envio de documentos pela internet; fazer login em ambientes online com segurança; criar procurações eletrônicas; entre outras atividades burocráticas.



Agora que você já sabe o que é o certificado digital e quais os benefícios dele, nós estamos aqui para te ajudar a colocar em prática! Se você deseja obter o seu, entre em contato com a MCA, que vamos esclarecer todas as suas dúvidas. Nós vamos te ajudar a escolher o seu tipo de certificado, qual melhor armazenamento e a validade.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL