fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

16 jan

Como trocar de contador de forma segura ?

A relação entre contador e empresa é algo antigo. O profissional é responsável por cuidar das atividades tributárias da empresa, para que assim todas as responsabilidades fiscais sejam cumpridas conforme as exigências do fisco. Portanto, essa é uma relação de parceria. 

No entanto, pode ocorrer, depois de algum tempo, que o profissional ou escritório não corresponda mais às exigências da empresa e nesse momento seja preciso realizar a troca de contador. Um processo que necessita planejamento e atenção. Logo, é comum surgir a dúvida: como trocar de contador de forma segura? 

 

Se sua empresa está passando pelo processo e você ainda não decidiu qual escritório contábil cuidará das atividades financeiras do seu negócio, o texto de hoje da MCA Assessoria Contábil irá te ajudar. Preparamos algumas dicas para você não errar na hora de trocar de contador. Confira abaixo! 

 

Boa leitura! 

 

Dicas importantes para trocar de contador com segurança 

 

1. Certifique-se que o escritório apresenta registro junto ao CRC

Para trocar de contador sem o risco de prejuízos mais tarde é preciso buscar informações sobre o escritório em negociação. A primeira delas é verificar se o local apresenta registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do seu estado. 

Para exercer as atividades contábeis é preciso que o escritório possua inscrição no órgão responsável, além disso, os profissionais da área que trabalham no local também. Se o escritório em questão estiver com os registros em dia, é o primeiro passo para uma troca e contador segura. 

Sem falar, é claro, de pesquisar com outras empresas/clientes do escritório sobre sua reputação no mercado, como, por exemplo, se as obrigações são cumpridas dentro do prazo, entre outras. 

 

2. Saiba quais os serviços são oferecidos pelo escritório 

Antes de trocar de contador é preciso conhecer quais os serviços são oferecidos pelo escritório. Afinal, é fundamental que ele realize as atividades exigidas pela sua empresa. 

Emissão de guia de impostos, elaboração de folha de pagamento, emissão de certidões negativas de débitos, escrituração contábil, abertura de empresa, enfim, essas são apenas algumas das tarefas feitas por um escritório contábil. 

Deste modo, entenda as exigências financeiras que sua empresa apresenta e após faça um levantamento, para que assim a mudança de contador consiga suprir a demanda do seu negócio.  

 

3. Analise os valores para a prestação dos serviços 

Outra dica para trocar de contador de forma segura é identificar se os valores propostos pelo escritório correspondem aos serviços que serão realizados junto a empresa. Os valores dos honorários, geralmente, são cobrados conforme a demanda de atividades estabelecidas pela empresa. 

Lembrando também que todas essas informações devem estar contidas no contrato de prestação de serviço, além dos valores cobrados para atividades extras. 

 

Sua empresa está em busca de um serviço de qualidade? Então você achou o escritório certo para seu negócio. A MCA Assessoria Contábil há mais de trinta anos oferece prestação de serviço contábil com seriedade e respeito aos nossos clientes. 


Entre no nosso site e solicite agora uma cotação para sua empresa e tenha personalização dos serviços fiscais.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL