fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

14 abr

Conflito Rússia e Ucrânia: possíveis efeitos na economia brasileira

Desde o final de fevereiro de 2022, não apenas Rússia e Ucrânia, mas também o mundo inteiro passou a viver um momento de incertezas políticas e econômicas devido ao conflito que ocorre entre os dois países. O cenário de insegurança não deixou de refletir também na economia brasileira.

A Rússia tem uma economia do tamanho da do Brasil, concentrada na produção de bens estratégicos como gás, petróleo, grãos e fertilizantes. O Brasil pode sentir os efeitos da crise entre Rússia e Ucrânia em, pelo menos, três canais: combustíveis, alimentos e câmbio. Entenda como.

 

Petróleo e gás já estão mais caros com o conflito Rússia e Ucrânia

 

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), existem diversos fatores dos quais o conflito entre Rússia e Ucrânia podem atingir a economia brasileira. O principal é o preço internacional do petróleo, cujo barril do tipo Brent registrou a maior alta desde 2014, logo no começo da guerra. O mesmo ocorreu com o gás natural, produto do qual a Rússia é a maior produtora global. O Brasil usa o gás natural para abastecimento das termelétricas. 

Em relação à gasolina, a recuperação da safra de cana-de-açúcar está reduzindo o preço do álcool anidro, o que também ajuda a segurar a pressão do barril de petróleo num primeiro momento. Desde novembro do ano passado, o litro do etanol anidro acumula queda de 24,6% em São Paulo, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo.

As maiores pressões sobre combustíveis estão ocorrendo sobre o diesel, que não tem a adição de etanol e subiu 3,78% logo no começo do ano, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que funciona como prévia da inflação oficial.

 

Alimentos

A Rússia é a maior produtora mundial de trigo e a Ucrânia ocupa a quarta posição. Como a seca na Argentina, tradicionalmente maior exportador do grão para o Brasil, está comprometendo a safra local, o Brasil não pode contar com outros mercados.

A crise no mercado de petróleo também pressiona os alimentos, pois a Rússia é o maior produtor mundial de fertilizantes, que também são afetados pelo preço do petróleo. Atualmente, o Brasil compra 20% dos fertilizantes do mercado russo. O aumento do diesel também interfere indiretamente no preço da comida, ao ser repassado por meio de fretes mais caros.

 

Dólar e juros

O terceiro fator pelo qual a crise entre Rússia e Ucrânia pode impactar a economia brasileira será o câmbio. O dólar tem enfrentado instabilidade com o prolongamento do conflito. 

No começo de abril, o Dólar passou a operar abaixo dos R$ 5, o que tem levado muita gente a investir na moeda americana, porém a situação começa a ganhar um novo contorno. O cenário está mudando, a moeda ganhou ritmo de alta e se fortaleceu ante o Real.

O secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, disse que o Brasil está preparado para os impactos econômicos da guerra. Segundo ele, o país tem grandes reservas internacionais e baixa participação de estrangeiros na dívida pública, o que ajudaria a enfrentar os riscos de uma turbulência externa prolongada.

No entanto, caso o dólar continue subindo e a inflação não ceder, o Banco Central pode ver-se obrigado a aumentar a taxa Selic (juros básicos da economia) mais que o previsto. Caso isso ocorra, o crescimento econômico para este ano ficaria ainda mais prejudicado. 

O cenário de preços mais altos e atividade estagnada é prejudicial para a economia de uma forma geral, impactando desde consumidores até integrantes das cadeias produtivas no país.

 

Nem tão ruim para o Brasil 

Apesar dos riscos que o conflito Rússia e Ucrânia representam para o Brasil, especialistas ponderam que o cenário pode ser menos preocupante do que em outros países.

Isso ocorre por conta da alta de commodities e pelo fluxo de investidores globais saindo da Rússia e da Ásia e procurando outros mercados emergentes. Com isso, o mercado brasileiro pode seguir tendo uma performance boa, não necessariamente subindo, mas caindo menos do que outros mercados.



Se você é investidor e quer aproveitar o momento para se beneficiar, ou deseja apenas se precaver contra possíveis prejuízos, procure orientações e mantenha-se informado sobre possíveis investimentos, assim como possíveis riscos financeiros causados pela conjuntura atual.

Gostou do conteúdo? Quer ler mais sobre temas como esse? Acesse nosso blog!  



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL