fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

26 mai

Qual é o melhor investimento em ano de eleição?

Um ano de eleição pode gerar muitas incertezas para investidores, especialmente se forem disputas presidenciais. Essas incertezas eleitorais provocam grande oscilação no mercado financeiro. 

Diante da proximidade da disputa eleitoral, os ativos de risco devem apresentar mais volatilidade, o que tende a impactar negativamente a bolsa de valores, o câmbio e os juros de curto prazo, até, ao menos, a definição do segundo turno.

Até o final da corrida presidencial, as análises apontam que a bolsa deve apresentar queda acentuada. Por conta disso, muitos procuram formas de reduzir os efeitos na carteira de investimentos.

Se você quer lucrar ou simplesmente não quer perder dinheiro em meio a esse cenário, nós, da MCA, separamos algumas dicas de investimentos em ano de eleição. Continue a leitura.

 

O que acontece com a bolsa de valores em ano de eleição?

Um relatório de economistas do banco Bradesco, realizado em outubro de 2021, mostrou que, nas últimas seis eleições presidenciais, a bolsa de valores caiu cerca de 15% entre os meses de maio e outubro em cada ano eleitoral.

Para obterem esses dados, eles analisaram o comportamento do Índice Bovespa, o Ibovespa, em cada ano em que houve eleição presidencial no período entre 1998 e 2018.

Foi observada maior volatilidade dos ativos na janela entre a definição das candidaturas (maio) e o resultado do primeiro turno das eleições (outubro). Quando já se tinha uma ideia mais clara de quem seria o próximo presidente, o mercado passou a subir e voltou a um patamar próximo ao do início do ano.

No entanto, de acordo com os economistas,  existe muita dispersão nos valores observados e outros fatores podem influenciar os números, entre eles: os preços internacionais das commodities, o choques de preços no mercado interno (o que gera inflação) e assim por diante.

 

Onde investir no ano de eleição?

Agora que você já entendeu o que acontece com a bolsa de valores em ano de eleição, preste muita atenção antes de decidir qual estratégia usar para aplicar o seu dinheiro.

Separamos alguns exemplos a seguir:

 

Ações

Quando se pensa em ano de eleição, estamos falando de política, economia e governo. Se você quiser fugir dos riscos maiores, pode se expôr a empresas mais voltadas à economia externa. 

Ativos no exterior podem ser considerados porque outros países não possuem relação com a estabilidade política brasileira. É possível comprar BDRs (investimentos em ações estrangeiras), fundos multimercado, ETFs de índices globais (exchange-traded fund, ou fundo de índice, é um fundo de investimento negociado na bolsa de valores como se fosse uma ação) e fundos cambiais.

Caso você queira investir em empresas brasileiras, prefira setores que estão diretamente expostos à economia exterior, como o agronegócio.

 

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários (FIIs) são naturalmente menos voláteis. Porém, em ano de eleição, é normal que ocorram aumentos de taxas, como a Selic. No entanto, alguns fundos, como os de shoppings (chamados FIIs de shopping), já têm se recuperado e mostrado volumes de vendas compatíveis ao período anterior à Pandemia, alguns inclusive, superando os números de 2019.  

Os FIIs de shopping são umas das opções mais populares no mercado. Em síntese, o objetivo desse investimento é lucrar com o aluguel dos espaços dentro do shopping.

Outro mercado promissor é o fundo de lajes corporativas, que trata-se do investimento em imóveis direcionados a atividades empresariais e corporativas.

 

Renda fixa

Aplicando em renda fixa, é possível ter previsibilidade sobre o rendimento. Esses ativos possuem critérios de rentabilidade e prazo estabelecidos no momento da aplicação

Os especialistas recomendam alocar mais recursos em títulos pós-fixados como o Tesouro Selic, CDBs, e papéis de renda fixa atrelados ao CDI ou à taxa Selic. A renda fixa pós-fixada e o IPCA de curto prazo do Tesouro Direto possuem uma volatilidade menor.

 

Priorize títulos atrelados à inflação

Caso o investidor tenha a opção de manter o investimento até o vencimento, as melhores oportunidades  de investimentos estão em papéis atrelados à inflação, com vencimentos a partir de quatro anos. Esse caso vale para os pós-fixados.

A preferência dos papéis pré-fixados vale para títulos com prazo de investimento entre 2024 e 2026, em que a curva de juros está no pico do stress.

A recomendação é: comprar os títulos públicos aos poucos. Ou seja, há indicação de realizar a aplicação de forma gradual, recorrente, espalhando em diversos períodos, para fazer um preço médio.

 

Investir em reserva de emergência

A reserva de emergência é uma forma de investimento pessoal, pois funciona como um seguro para bancar o seu custo de vida caso você perca a sua principal fonte de renda.

Outra função da reserva é te ajudar a aproveitar alguma oportunidade de negócio que pode surgir de última hora. Se você está pensando em comprar um imóvel, por exemplo, a reserva pode servir para você pagar parte do valor da entrada.

O ideal é que essa reserva seja investida em ativos de renda fixa que podem ser resgatados a qualquer momento. Veja alguns exemplos:

  • CDB com liquidez diária;
  • Tesouro Selic;
  • Fundos de renda fixa simples.

 

Agora você já sabe que, mesmo com a volatilidade que ocorre em um ano de eleição, é possível investir e obter lucros. Se você entende como funciona o mercado financeiro, tem mais preparo para montar a melhor carteira de investimentos. 

E agora que ficou mais claro onde investir nesse período, não esqueça de manter a saúde financeira dos seus negócios em dia. Se precisar de uma assessoria contábil, conte conosco! Continue acompanhando nosso blog



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL