fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

21 jul

8 erros que podem atrapalhar o crescimento da empresa

Gerenciar qualquer tipo de negócio não é uma tarefa fácil para qualquer empresário. Para conquistar o sucesso de um empreendimento, é necessário assumir algumas funções essenciais para o crescimento da empresa.

Não é fácil se destacar no mercado, principalmente em segmentos com bastante competitividade. Com tantas responsabilidades, às vezes, problemas surgem no decorrer do tempo e acabam sendo esquecidos ou ignorados, o que pode afetar o bom andamento dos negócios.

Para evitar que você caia nessas ciladas, nós, da MCA Assessoria Contábil, listamos os principais erros que você deve evitar para garantir o crescimento da empresa. Acompanhe!

 

Quais erros impedem o crescimento da empresa?

Como mencionamos, algumas atitudes (ou a falta delas) são fatais para o desempenho do empreendimento. Quer evitar cair nessas armadilhas e fazer seu negócio prosperar? Então evite esses 8 erros:

 

  1. Falta de planejamento estratégico

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que 75% dos negócios no Brasil encerram suas atividades por problemas de operação, mas apenas 9% buscaram preparo para administrar seu negócio.

Ter um planejamento estratégico é um primeiro passo para qualquer empreendimento. De acordo com o Sebrae, mais de 50% das empresas vão à falência em menos de 5 anos. Uma das principais causas é a falta de planejamento.

É essencial definir seus objetivos e entender qual caminho seguir para alcançá-los. Para isso, estabeleça metas a curto, médio e longo prazo, mas certifique-se de que são realistas.

Mas para que as estratégias funcionem, todos os colaboradores precisam estar alinhados com as metas da organização, assim você garante uma equipe engajada para colocar o plano de ação em prática.

 

  1. Não conhecer o seu público-alvo

Antes de traçar estratégias de vendas e divulgação, defina bem o seu público-alvo e pesquise sobre os seus consumidores. Dessa forma, você saberá quais os canais mais adequados para se comunicar com eles.

Você também poderá utilizar essas informações para planejar como irá atender às necessidades e expectativas do seu cliente. Assim também fica mais fácil pensar qual a melhor linguagem para utilizar na comunicação com eles. 

 

  1. Não investir em marketing

Depois de definido o público-alvo, não investir na divulgação voltada para aquele consumidor que quer o seu produto ou serviço pode impedir o sucesso da empresa. Se por um lado não conhecer o seu público-alvo é um erro grave, só conhecer o perfil dos seus clientes não é o suficiente. 

Comunique-se de forma efetiva com eles, conquistando a sua confiança e ouvindo seus feedbacks. Um dos principais objetivos do marketing é garantir que aqueles que realmente precisam do seu produto ou serviço o encontrem. De nada adianta oferecer um serviço de qualidade se ninguém sabe que a sua empresa existe!

 

  1. Falta de estudo de mercado

Pesquise sobre o mercado em que está se inserindo. Entenda as reais necessidades do seu consumidor e qual pode ser o diferencial do seu negócio. Conheça também as principais estratégias adotadas pelos concorrentes.

Um estudo de mercado detalhado é primordial para ter um empreendimento de sucesso e um crescimento constante. Sendo assim, não deixe de pesquisar sobre concorrentes, clientes e parceiros. Essas simples ações vão ajudar a garantir o crescimento da empresa.

 

  1. Definir metas inalcançáveis

Como já mencionamos aqui, ao definir suas metas, elas devem ser realistas e estar de acordo com a realidade atual do negócio, levando em consideração o que de fato pode ser alcançado. 

Não estipule objetivos que não têm chance alguma de serem realizados. Além de deixar os gestores frustrados, eles surtirão um efeito negativo em toda a equipe, deixando todos que fazem parte da empresa desmotivados e insatisfeitos.

 

  1. Má gestão de pessoas

A gestão de pessoas é um dos maiores desafios dos empresários. O ideal é montar uma equipe diversa e, ao mesmo tempo, garantir que todos estejam alinhados com a cultura, valores e objetivos da empresa.

Além disso, uma equipe eficiente precisa estar sempre atualizada e motivada. Colaboradores desmotivados produzem menos. Quer exemplos práticos do que pode ser feito? Ofereça bonificações para quem apresentar resultados, estimule as avaliações de desempenho e faça com que todos se sintam valorizados dentro da organização. 

Outro ponto importante é adotar atitudes que estimulem o convívio coletivo e saudável entre os colaboradores, aumentando a sensação de pertencimento e união. E o mais importante: reconheça o trabalho de cada colaborador!

 

  1. Má gestão financeira

É impossível falar em empreender sem falar em gestão financeira. Se você quer abrir um negócio e quer ter lucros, vai ter que lidar com dinheiro. Acompanhar os indicadores financeiros do seu negócio é fundamental, pois são eles que te ajudarão a entender como está o crescimento da empresa. 

Com esses dados, será possível desenvolver um planejamento orçamentário a médio e longo prazo. Esse planejamento deve ser usado para orientar os gastos quando se trata de custos e investimentos. É preciso saber quanto pode gastar, para definir suas metas de faturamento, assim será impossível mensurar sua lucratividade.

 

  1. Não cuidar da contabilidade

A contabilidade é uma área que merece atenção para o crescimento da empresa. E não estamos mais falando apenas de gestão financeira, vai muito além disso. Uma assessoria contábil evita problemas tributários, erros de caixa e até mesmo complicações trabalhistas.

Conte com especialistas na área para fazer um bom planejamento tributário, análise e gestão de recursos e fluxo de caixa, gerenciar todas as questões previdenciárias e trabalhistas e até mesmo assessorar na obtenção de créditos.



Agora que você já sabe os principais erros que impedem o crescimento da empresa, ficou mais fácil evitá-los. Faça um planejamento estratégico, conheça o seu público-alvo, invista em marketing, estude o seu mercado, defina metas, faça uma boa gestão de pessoas e financeira e não esqueça de cuidar muito bem da contabilidade.

Conte com a MCA Assessoria Contábil para isso! Aqui, você terá todo o suporte necessário para a gestão contábil e o crescimento da empresa. Entre em contato e solicite um orçamento.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL